Por pbagora.com.br

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, participou de uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nessa quarta-feira (26), em Brasília. Na ocasião, o gestor apresentou algumas reivindicações que trazem melhorias para a saúde pública do Estado.

De acordo com o secretário, foram feitas quatro reivindicações ao Ministério: 100 respiradores para implantação de mais UTI adulto para Covid-19; um acelerador linear para o Hospital do Bem, em Patos; um projeto piloto de Trauma na Paraíba e outro para estratégia de soroprevalência e vacinação em massa no município de Sousa.

“Estamos nessa nova crescente de casos de Covid-19 na Paraíba. Vamos ampliar a oferta de leitos de UTI, por isso fizemos o pedido de 100 respiradores. Sobre o projeto piloto relacionado à doença Trauma, segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2021 a 2030 há uma meta a ser atingida de diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais”, explana.

Quanto ao projeto piloto de soroprevalência no município de Sousa, Geraldo Medeiros explica que seria um trabalho semelhante ao que está sendo feito em Botucatu, uma cidade de 190 mil habitantes do estado de São Paulo. A população acima de 18 anos seria testada e vacinada contra Covid-19.

“Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e posteriormente toda a vacinação dessa população”, pontua.

Ainda em Brasília, o secretário Geraldo Medeiros cumpriu outra agenda, da qual participou de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com o embaixador de Taipei/Taiwan no Brasil, Tsung-Che Chang, acompanhado do primeiro secretário, Eduardo Lin. Na ocasião, o embaixador falou a respeito do enfrentamento da pandemia na ilha, enfatizando ações de vigilância, controle de entrada, testagem, proteção de dados.

 

Da Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

A pedido do MPT-PB, Juliette grava vídeo contra exploração do trabalho infantil

“No Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, lute você também para que todas as crianças e adolescentes tenham o direito a uma infância sem trabalho. A infância foi…

Promotores se inscrevem para disputar lista tríplice da PGJ-PB

O período para inscrições de membros do Ministério Público da Paraíba interessados em concorrer à eleição para formação da lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado para nomeação…