Categorias: Paraíba

Em Patos: Cooperação entre Creci-PB e Câmara visa desenvolvimento do município

O delegado do Creci-PB na cidade de Patos, Rui Ferreira e os representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano local do Órgão, Alex Silva (coordenador) e Isa Daniella (membro), propuseram à vereadora-presidente da Câmara Municipal, Tide Eduardo, a  criação de um projeto de trabalho interativo, voltado à colaboração mútua em projetos de interesse e de desenvolvimento da sociedade do município e do setor imobiliário.

Durante o encontro, ocorrido na manhã de ontem (segunda-feira) e que contou com a participação do vereador David Maia e da advogada Edjane Araújo, foi exposta a necessidade de se atualizar o Plano Diretor Municipal (PDM) em virtude de, além de ser este o principal instrumento de gestão territorial e de definição de políticas urbanas, encontrar-se bastante desatualizado, pois a última alteração remonta há 15 anos (2006).

Falta de infraestrutura prejudicial

Nesse contexto, todos foram unânimes em considerar como altos e desajustados os valores cobrados relativos ao IPTU. Também foi abordada a ausência de infraestrutura em bairros da cidade, a exemplo do Bairro dos Estados, do Jardim Magnólia e do Jardim Colonial, o que dificulta e por vezes impede o financiamento imobiliário, com consequentemente perda de arrecadação fiscal do município.

A vereadora-presidente Tide Eduardo abordou ainda outro ponto interessante, que é o Programa de Defesa do Estatuto das Cidades (DECIDE) criado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, que estabeleceu a criação do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Urbano (Cimdurb), composto vários consórcios representados pelas respectivas prefeituras.

No caso do consórcio de Patos que é gerido pela Prefeitura Municipal serão atribuídos recursos através do consórcio para melhoramento da acessibilidade da cidade.

Por fim, foi destacada a importância de que seja executado o mais breve possível, o projeto de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social para que a Câmara Municipal possa pautá-lo para aprovação. O (Reurb-S) é uma modalidade de regularização urbana, materializada na Lei Federal n° 13.465/2017 e no Decreto Federal n° 9.310/2018, que faz a diferença na efetivação dos direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição Federal e na mudança de vida das pessoas de comunidades carentes.

Encontro produtivo

“O encontro foi dos mais produtivos e só temos a agradecer a forma como fomos recebidos e à recepção dos parlamentares às demandas, o que fortalecerá sobremaneira a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal em torno dessas e outras questões, como a criação do zoneamento da cidade através da divisão em setores fiscais, no qual a representação do Creci-PB em Patos vem tendo ativa participação”, afirmou o delegado Rui Ferreira.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Juliana Cunha Lima celebra lembrança para vice de Efraim, mas mantém ALPB no radar

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, confirmou que o seu nome segue sendo…

15 de fevereiro de 2026

Cidade do Forró vira atração da alta estação e estende programação até terça de Carnaval

A Cidade do Forró, novidade que estreou em 2026 junto com o Festival Forró Verão,…

15 de fevereiro de 2026

PMJP convoca mais de 260 cuidadores voluntários para passarem por processo de formação

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de…

15 de fevereiro de 2026

Escolas de Samba levam cor e ritmo ao Carnaval Tradição de João Pessoa neste domingo

O Carnaval Tradição de João Pessoa ganha mais vida com a apresentação das escolas de…

15 de fevereiro de 2026

Coautor da Lei Seca, Ruy alerta sobre altos índices de acidentes na PB e defende reforço nas fiscalizações durante período carnavalesco

Coautor da Lei Seca e voz ativa na defesa da vida, o deputado federal Ruy…

15 de fevereiro de 2026