Categorias: Paraíba

Em JP, vereador propõe multa a quem utilizar ‘bebê reborn’ para obter prioridades destinadas a pessoas com crianças de colo

PUBLICIDADE

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Projeto de Lei (PL) 269/2025, que visa aplicar multa a quem fizer uso de bonecos do tipo “bebês reborn” com o objetivo de obter benefícios e/ou prioridades destinados às pessoas com crianças de colo.

O texto foi apresentado pelo vereador Guguinha Moov Jampa e ainda será apreciado pelas comissões da Casa de Napoleão Laureano antes de ir ao plenário.

A matéria propõe a aplicação de multa a quem portar o objeto e, simulando estar com uma criança de colo, tente obter atendimento preferencial em unidades de saúde, postos de vacinação, hospitais ou congêneres; prioridade em filas, guichês ou canais de prestação de serviço públicos ou privados; uso de assentos preferenciais em meios de transporte coletivo urbano ou interestadual; e descontos, gratuidades ou outros incentivos econômico-financeiros atribuídos a responsáveis por bebês de colo.

Para o vereador, portar o exibir a boneca para os fins citados acima é, na verdade, infração em sua forma dolosa. Neste caso, Guguinha Moov Jampa propõe a aplicação de multa entre 100 (cem) até 300 (trezentos) Unidades Fiscais de Referência (UFIR – JP) na data da autuação, aplicada em dobro no caso de reincidência. Com base na data da postagem desta matéria, a multa defendida pelo vereador iria variar entre os valores de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Para cálculo da multa, ainda segundo o parlamentar, a autoridade fiscalizadora iria analisar a gravidade da conduta, o valor ou a vantagem indevidamente auferida, a condição econômica do infrator e a reincidência.

Em sua justificativa, Guiguinha Moov Jampa avaliou a matéria como “um clamor da sociedade” e acrescentou que a medida “visa coibir a utilização dolosa de bonecas hiper-realistas ou de qualquer artifício que simule a presença de criança de colo para auferir benefícios, prioridades e facilidades legalmente assegurados a bebês e a seus responsáveis”.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025