A Paraíba o tempo todo  |

Em JP, Procon autua posto, interdita bicos de gasolina e apreende centenas de produtos sem data de validade

Foto: divulgação / Secom-JP

Quatro autuações, quatro bicos de uma bomba de gasolina interditados, bebidas acauteladas e centenas de produtos apreendidos foram o resultado da fiscalização do Procon de João Pessoa a um posto no bairro do Varadouro na noite da última quinta-feira (5). O fechamento dos bicos ocorreu devido à chamada fraude da bomba baixa, quando entra menos combustível no tanque do veículo do que mostra o visor do equipamento.

Foto: divulgação / Secom-JP

Além das autuações, o estabelecimento foi notificado para adequações em relação às placas informativas ao consumidor, a exemplo do número do Procon-JP exposto de forma clara e em local visível.

Outra infração que causou autuação foi o posto estar com a licença de funcionamento junto à Sudema com a data vencida. “Em ambos os casos, o posto tem um prazo para realizar as adequações necessárias”, informa Junior Pires, secretário do Procon-JP.

Quanto às apreensões, os fiscais do Procon-JP encontraram centenas de produtos impróprios para o consumo por estarem sem prazo de validade como vários de tipos de bombons, pirulitos e chicletes, além de lubrificantes e detergentes com a data de validade vencida.

Bebidas – Dezenas de bebidas alcoólicas de várias marcas que estavam expostas para comercialização foram acauteladas e armazenadas sob lacre devido à falta do selo fiscal de papel-moeda holográfico, divergência de quantidade, variação de coloração do líquido e diferença nos rótulos e tampas.

“Mesmo se tratando de produtos declaradamente da mesma marca e tipo, essas divergências nas bebidas levantam indícios de irregularidade quanto à origem, autenticidade e conformidade. As bebidas só serão liberadas para comercialização após o estabelecimento comprovar a origem e a autenticidade”, salienta Junior Pires.

Penalidades – Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, ter as atividades suspensas temporariamente. O prazo legal para a defesa do estabelecimento é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração.

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe