Em João Pessoa, Procon autua distribuidoras de combustíveis por prática de aumento abusivo de preços

PUBLICIDADE

Cinco revendedoras de combustíveis foram autuadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, nesta terça-feira (30), por prática de aumento abusivo e injustificado no preço da gasolina, infringindo o Artigo 39 (Incisos V e X) do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A penalidade é resultado da análise das notas fiscais colhidas junto às empresas em operações de fiscalização do Procon-JP.

De acordo com os documentos entregues às distribuidoras de combustíveis, as infrações são referentes ao resultado das análises das notas fiscais entregues pelas empresas no último mês de abril, e onde se constata que houve aplicação de aumento de preço abusivo e injustificado na gasolina tipo C, agravado ainda mais pelo fato de não ter tido reajuste oficial, à época, por parte da Petrobras, que é quem regula os preços desse mercado.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, informa que a empresa tem um prazo de 10 dias úteis para a entrega da defesa. “O Procon-JP finalizou uma das etapas da fiscalização, que foi a análise das notas fiscais, onde foram constatadas as irregularidades. Mas, independente disso, as empresas têm o prazo previsto em lei para procederem a defesa, que é de 10 dias a contar da data do recebimento do documento”, afirmou.

O titular do Procon-JP salienta que, para impedir outras abusividades, a Secretaria vai continuar monitorando os preços de todos os combustíveis através das pesquisas e da fiscalização às distribuidoras e postos. “As pesquisas nos dão um panorama mais amplo do mercado para garantir que os consumidores sejam beneficiados com as reduções e protegidos de possíveis abusos quando de aumentos de preços, ainda que sejam oficiais”, disse Rougger Guerra.

Penalidade – Os estabelecimentos autuados por prática de irregularidade estão sujeitos ao rigor da lei, a exemplo da aplicação de multas e, até mesmo, da suspensão temporária dos serviços, dependendo da gravidade da infração.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025