“As chuvas de março”, como diz uma conhecida expressão brasileira, parece que realmente estão chegando na Paraíba, pelo menos nos afluentes do açude Epitácio Pessoa, o conhecido açude de Boqueirão.

Depois de um longo período de estiagem, parece que a região começa a ter de volta o que os seus moradores mais desejavam; chuva em abundância. Com o aumento delas, principalmente nas cabeceiras dos rios Taperoá e Paraíba, o açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, acabou sendo o mais beneficiado.

Segundo dados do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), somente entre os dias 04 a 05 de março foi registrado um aumento de 34 cm na lâmina d’água, correspondendo a um aporte hídrico de 5.464.188 m³.

No período de 01 a 05 de março, o acréscimo foi de 1,48 metros na lâmina d’água, correspondendo a um aporte hídrico de 22.324.167 m³. O volume atual de Boqueirão de 122.784.452 m³, que representa 26,3% da capacidade. Vale lembrar que no início do ano o açude só tinha 14% de água acumulada.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Estado anuncia medidas para pagamento de auxílio a trabalhadores da cultura

Auxílio Federal vai beneficiar aproximadamente 10 mil trabalhadores de arte e cultura no Estado A estimativa de prazo do Governo do Estado para que artistas paraibanos comecem a receber os…

Polícia resgata 18 cobras em uma semana, sem feridos ou animais machucados

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) resgatou dezoito serpentes que apareceram em ambientes urbanos, do dia 5 até esse domingo (12), nas cidades de João Pessoa, Patos, Bayeux, Cabedelo, Conde…