Um homem é preso em Bayeux após ser flagrado na cabine de votação fotografando o momento de escolher os candidatos na urna no fim da manhã deste domingo (02).
O eleitor que não teve a identidade revelada foi detido pela polícia na escola Petrônio de Figueiredo, no bairro imaculada.
Ele foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
ENTENDA
É proibido ao eleitor fazer qualquer registro do voto na urna no dia do pleito. Isso está vetado pelo artigo 91-A da Lei das Eleições (nº 9.504/1997). É expressamente proibido que o cidadão leve celular, máquina fotográfica e filmadora para a cabine de votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os mesários, inclusive, podem reter esses objetos enquanto o eleitor estiver na urna.
A medida é para assegurar o cumprimento do artigo 14 da Constituição Federal, onde consta que a “soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto”, afirma o TSE.
O artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) diz que é tipificado crime “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. Ou seja, é crime eleitoral fotografar ou filmar o voto, com pena que pode chegar a até dois anos de detenção.
Redação
O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…
Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…
Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…
O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…
Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…