Durante toda semana, a diretoria do Sindeletric está realizando assembléias no interior do estado para discutir junto com os trabalhadores a PLR 2009. Ontem, foram realizadas assembléias nas cidades de Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Sousa. Cerca de 250 trabalhadores participaram das assembléias e aprovaram por unanimidade indicativo de greve.
Apesar de já ter recebido a PLR 2009, no valor de R$ 1.233,00 os trabalhadores disseram que vão lutar por uma PLR justa porque o valor repassado pela empresa não condiz com o crescimento do grupo no Estado.
No início do mês, a empresa divulgou o lucro obtido em 2009, e a Energisa Paraíba e Borborema que representam 58,6% do lucro líquido do todo o grupo Energisa. Esse lucro é fruto do trabalho dos eletricitários paraibanos, mas o sindicato reclama que a divisão dos lucros não é justa.
Ainda segundo o sindicato, em 2008, a Energisa-PB obteve lucro de 101 milhões, e em 2009, o lucro foi de 133 milhões tendo um crescimento de 31,8% só que na hora de dividir com os trabalhadores a empresa não quer repassar esse crescimento e ainda tenta dividir a categoria, entre trabalhadores do interior e capital.
Diante dessa imposição e falta de negociação por parte da empresa, os trabalhadores estão aprovando o indicativo de greve.
Ainda essa semana, serão realizadas assembléias nas cidades de Campina Grande, Guarabira e finalizando em João Pessoa no dia 26. Para buscar solucionar o impasse, o Sindeletric encaminhou ofício sugerindo o Ministério Público do Trabalho para intermediar as negociações conforme lei 10.101 da PLR.
Assessoria







