A Paraíba o tempo todo  |

Efraim Filho volta a defender o fim do fator previdenciário

Efraim Filho volta a defender o fim do fator previdenciário e diz que matéria pode ir a plenário essa semana

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), disse em entrevista na manhã desta segunda-feira, 22, que o PL que põe fim ao fator previdenciário pode ser incluido na pauta de votações do plenário ainda essa semana, tudo dependerá de uma reunião de lideres que ocorrerá nesta terça-feira (23)
O fim do fator previdenciário, é o método usado atualmente para calcular o valor de aposentadorias reduzindo o seu valor. A votação foi por consenso, mas o governo já adianta que pretende mudar o texto em plenário para incluir um novo cálculo.

Criado com o objetivo de reduzir os benefícios de quem se aposenta antes das idades mínimas ou obrigá-los a trabalhar mais tempo, o fator previdenciário leva em conta quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de vida. Quando o projeto que elimina o fator foi aprovado no Senado no ano passado, o ministro da Previdência, José Pimentel, chegou a dizer que o impacto no orçamento poderia ser de até 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Durante a votação do fim do fator previdenciário na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado federal Efraim Filho fez intervenções em defesa do fim desse dispositivo que reduz valor das aposentadorias e questionou os argumentos de que, juntamente com o aumento das aposentadorias para quem ganha acima do mínimo, isso poderia comprometer as contas da Previdência.

“É inadmissível aceitar que o governo queira limitar o valor das aposentadorias para baixo, onde muitas vezes esses aposentados são os responsáveis pela manutenção da família, inclusive pelos estudos de muitos jovens que sofrem com o desemprego no nosso país” declarou Efraim Filho

A votação do fim do fator previdenciário se deu em plenário lotado de aposentados, que se manifestavam a cada declaração de apoio às suas reivindicações. Representantes de todos os partidos manifestaram apoio ao projeto, que contou com o voto e a defesa do deputado federal Efraim Filho.
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe