Categorias: Paraíba

Dos 36 deputados, apenas quatro comparecem à sessão na ALPB

Apenas quatro deputados comparecem à ALPB no horário regimental e sessão é declaratória

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) revelou, nesta quinta-feira (23), que a Assembleia Legislativa tem controle sobre os gazeteiros da Casa de Epitácio Pessoa.

Segundo ele, tem como acessar o registro de ponto dos parlamentares, mas eles podem realizar manobra para registrar ponto e se ausentar logo após.

“É preciso pedir que você consegue saber quem tem ou não frequentado as sessões, mas é preciso lembrar que devemos pedir que não haja atividades durante o horário da sessão para não dividir atenções”, revelou o parlamentar.

 

Nesta quinta, às 9h50, apenas 4 deputados estavam em plenário, são eles: Edmilson Soares (PEN), Ricardo Barbosa(PSB) , Estela Bezerra (PSB) e Zé Paulo (PC do B). É preciso de pelo menos de seis parlamentares para abrir a sessão e por isso, hoje, ela foi apenas declaratória.

 

O líder da Oposição informou que a Casa optou por não realizar a Sessão nesta quinta-feira já que vários deputados estão participando de reuniões oficiais da Casa no interior do estado. “Na tarde de hoje teremos atividade no Plenários. Receberemos o Senador Paulo Paim (PT/RS) para uma Audiência Pública onde discutiremos o projeto que trata das terceirizações no Brasil”, destacou Renato Gadelha.

 

O parlamentar tem uma propositura para evitar essas ausências, mudando a ordem das Sessões Plenárias na Casa. De acordo com o deputado, a ideia é inverter a sequência, com as votações acontecendo apenas depois da realização do Grande Expediente.

 

 “Da forma que acontece hoje, os deputados acabam deixando o Plenário após as votações, esvaziando o Grande Expediente. Infelizmente, não há qualquer impedimento legal, e os deputados podem sair do plenário normalmente, o que acaba prejudicando as discussões na Casa”. O deputado não culpa os colegas, já que os mesmos não estão infringindo qualquer norma da Assembleia.

“Nunca taxei qualquer colega de gazeteiro. Na verdade, este termo não faz parte do meu vocabulário. Considero normal que um deputado esteja atendendo a imprensa ou despachando com assessores no decorrer da Sessão, mas se tivermos uma forma de limitar ou impedir esta prática, acredito que possamos ter um melhor desenrolar dos trabalhos em Plenário”, avaliou Renato.

 

Vanessa de Melo com Ascom

PB Agora

 

Últimas notícias

Amizades protocoladas: Trump, Petro e o jogo do poder!

Sem pompa, sem grande cerimonial, Donald Trump acaba de receber o presidente da Colômbia na…

4 de fevereiro de 2026

Cícero, Veneziano e Fábio Ramalho juntos em Brasília alimentam rumores sobre chapa

Um registro feito no gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília nessa…

4 de fevereiro de 2026

De olho na reeleição na Câmara, Romero evita vice de Cícero e joga preferência para Pedro

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) revelou nesta quarta-feira (4) sua preferência pelo ex-deputado federal…

4 de fevereiro de 2026

Hugo admite possibilidade de Republicanos disputar vice em 2026, mas descarta imposição: “Isso será construído com diálogo”

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (04),…

4 de fevereiro de 2026

“Pela experiência e pelo trato político, Adriano é o nome ideal para ocupar a vice”, defende Murilo

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) defendeu, durante entrevista ao Sistema Arapuan FM, nesta quarta-feira…

4 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho anuncia que vai antecipar saída da PMCG: “Entre fevereiro e março”

O deputado estadual licenciado e ex-prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), revelou nesta quarta-feira…

4 de fevereiro de 2026