Categorias: Paraíba

Dom Manoel Delson preside Missa dos Santos Óleos em CG e pede orações por sacerdotes

 O Bispo diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a tradicional Missa dos Santos Óleos e do Crisma. Padres de toda a Diocese participaram da celebração. Padres das 56 paróquias da Diocese e das duas áreas pastorais, participaram da celebração.

Em sua homilia, Dom Delson destacou a importância da Quinta-feira Santa para os cristãos, bem como, da simbologia dos ungidos, fazendo referência especial ao clero. Ele disse que os padres tem dado grande contribuição para o anúncio do Evangelho de Jesus nas comunidades da cidade, sendo instrumento de paz e de amor. Tratando de forma carinhosa os padres, Dom Delson disse que eles tem desempenhado a missão com muito amor e doação, mesmo diante das dificuldades e provações. “Vocês são os ungidos de Deus, e tem anunciado o Evangelho de Jesus com o olhar do Bom Pastor” disse.

O bispo disse ainda que ser sacerdote é estar nesta relação com Deus e com o seu povo, pois assim a graça passa através dele para ser mediador entre Deus e os homens. “O óleo precioso, que unge a cabeça de Aarão, não se limita a perfumá-lo, mas se espalha e atinge a todos” disse.
Ainda em sua homilia Dom Manuel Delson falou da importância dos sacerdotes para a comunidade. “Vocês são importantes, pois levam o Cristo vivo a todas as pessoas na vivencia da comunhão. O bispo também lembrou das pessoas que muitas vezes seguem por caminhos errados como os das drogas, são essas pessoas que mais precisam de Jesus Cristo o único que pode operar a grande transformação que o mundo precisa”, disse o Bispo.

Dom Delson finalizou a sua homilia pedindo orações dos fiéis. “Peço com confiança a todos os fieis que rezem por nos, rezem primeiro pelo bispo que é quem mais precisa de oração, depois por todos os padres que precisam, rezem pelas famílias, rezem pelas vocações sacerdotais, rezem para que a unção de Jesus Cristo seja eficaz no nosso tempo. E a diocese de Campina Grande continue sendo uma igreja viva que agrade a Jesus Cristo o nosso Senhor “

A Missa do Crisma presidida por Dom Delson contou com a participação de um grande número de fiéis, sendo concelebrada pelos sacerdotes da sua diocese. Durante a celebração o Bispo fez a benção dos Santos Óleos e do Sagrado Crisma. Os Óleos, bentos neste dia, serão administrados nas comunidades por ocasião do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais (presbiterais e episcopais).

Após a Homilia foi feita a Renovação das Promessas Sacerdotais e, em seguida, a Benção dos Óleos e a Consagração do Crisma. Foram colocadas à frente do altar mesas para receberem os jarros de óleo, que foram conduzidos (em procissão) por padres e animadores da crisma da Catedral.
Óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações dos Sacramentos do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordenação. Sempre que houver celebração com óleo, deve estar à disposição do ministro uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.
São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.
É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

PBAgora

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026