A Paraíba o tempo todo  |

Dom Manoel Delson preside Missa dos Santos Óleos em CG e pede orações por sacerdotes

 O Bispo diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a tradicional Missa dos Santos Óleos e do Crisma. Padres de toda a Diocese participaram da celebração. Padres das 56 paróquias da Diocese e das duas áreas pastorais, participaram da celebração.

Em sua homilia, Dom Delson destacou a importância da Quinta-feira Santa para os cristãos, bem como, da simbologia dos ungidos, fazendo referência especial ao clero. Ele disse que os padres tem dado grande contribuição para o anúncio do Evangelho de Jesus nas comunidades da cidade, sendo instrumento de paz e de amor. Tratando de forma carinhosa os padres, Dom Delson disse que eles tem desempenhado a missão com muito amor e doação, mesmo diante das dificuldades e provações. “Vocês são os ungidos de Deus, e tem anunciado o Evangelho de Jesus com o olhar do Bom Pastor” disse.

O bispo disse ainda que ser sacerdote é estar nesta relação com Deus e com o seu povo, pois assim a graça passa através dele para ser mediador entre Deus e os homens. “O óleo precioso, que unge a cabeça de Aarão, não se limita a perfumá-lo, mas se espalha e atinge a todos” disse.
Ainda em sua homilia Dom Manuel Delson falou da importância dos sacerdotes para a comunidade. “Vocês são importantes, pois levam o Cristo vivo a todas as pessoas na vivencia da comunhão. O bispo também lembrou das pessoas que muitas vezes seguem por caminhos errados como os das drogas, são essas pessoas que mais precisam de Jesus Cristo o único que pode operar a grande transformação que o mundo precisa”, disse o Bispo.

Dom Delson finalizou a sua homilia pedindo orações dos fiéis. “Peço com confiança a todos os fieis que rezem por nos, rezem primeiro pelo bispo que é quem mais precisa de oração, depois por todos os padres que precisam, rezem pelas famílias, rezem pelas vocações sacerdotais, rezem para que a unção de Jesus Cristo seja eficaz no nosso tempo. E a diocese de Campina Grande continue sendo uma igreja viva que agrade a Jesus Cristo o nosso Senhor “

A Missa do Crisma presidida por Dom Delson contou com a participação de um grande número de fiéis, sendo concelebrada pelos sacerdotes da sua diocese. Durante a celebração o Bispo fez a benção dos Santos Óleos e do Sagrado Crisma. Os Óleos, bentos neste dia, serão administrados nas comunidades por ocasião do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais (presbiterais e episcopais).

Após a Homilia foi feita a Renovação das Promessas Sacerdotais e, em seguida, a Benção dos Óleos e a Consagração do Crisma. Foram colocadas à frente do altar mesas para receberem os jarros de óleo, que foram conduzidos (em procissão) por padres e animadores da crisma da Catedral.
Óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações dos Sacramentos do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordenação. Sempre que houver celebração com óleo, deve estar à disposição do ministro uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.
São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.
É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe