Categorias: Paraíba

Documentário da TV ALPB é exibido durante sessão em homenagem a Epitácio Pessoa

O documentário “Epitácio Pessoa – Um paraibano na Presidência da República”, produzido pela TV Assembleia da Paraíba, foi exibido na manhã desta segunda feira (08), durante Sessão Solene em homenagem ao ex-presidente realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, foi uma honra ter o documentário produzido pela ALPB exibido na Câmara Federal. “Epitácio Pessoa foi um grande homem. Sinto-me feliz em podermos fazer parte homenagear esse grande político e gestor público. Epitácio foi um dos maiores estadistas que a Paraíba já teve e dá nome à nossa casa legislativa”, comentou.

 

A propositura para exibição do documentário sobre Epitácio Pessoa foi de autoria do deputado federal Rômulo Gouveia. “Todo povo deve cultivar os grandes homens do passado e Epitácio Pessoa foi um dos paraibanos mais importantes da história, que este ano completou os 150 anos do seu nascimento”, discursou.

 

O deputado Wilson Filho, que também participou da homenagem, ressaltou a grandiosidade do paraibano nascido em Umbuzeiro. “Ele merece todas as homenagens pelo homem público que foi. Um paraibano ilustre, que encheu de orgulho a sua terra ocupando cargos muito importantes, chegando a ser presidente da República”, afirmou o deputado.

 

O documentário conta a trajetória de Epitácio Lindolpho da Silva Pessoa, paraibano de Umbuzeiro e que ganhou projeção nacional e Internacional. Epitácio Pessoa foi o único brasileiro da história integrar as três esferas do poder no país.

 

Na Paraiba, o documentário será exibido no próximo dia 16, durante Sessão Solene realizada pela da Assembleia Legislativa em homenagem ao sesquicentenário do ex-presidente da República. A solenidade acontece a partir das 09h30, no auditório Celso Furtado, no Tribunal de Contas do Estado.

 

Epitácio Pessoa foi presidente do Brasil, deputado federal, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, e senador. Quando deixou a Presidência, o paraibano assumiu o cargo de juiz da Corte Internacional de Haia. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.



ALPB

Últimas notícias

Bloco Cafuçu desfila pelo Centro Histórico nesta sexta-feira

É dia do Cafuçu. As figuras mais irreverentes e exóticas do carnaval de João Pessoa…

13 de fevereiro de 2026

Operação cumpre mandados contra suspeitos de crimes violentos e tráfico no bairro Alto do Mateus

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (13), uma operação policial com intuito de cumprir 14…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

“Caso Master´ já tem novo relator no Supremo; saiba detalhes

O ministro André Mendonça do STF (Supremo Tribunal Federal) foi designado o novo relator do…

13 de fevereiro de 2026

Polícia Militar aprende suspeito de matar o próprio primo a facadas na cidade de Remígio

A Polícia Militar localizou e apreendeu, ontem (12), um jovem de 16 anos que é…

13 de fevereiro de 2026

Em jogo equilibrado, Nacional de Patos e Sousa empatam pela 7ª rodada do Paraibano

Em partida equilibrada, válida pela 7ª rodada rodada do Campeonato Paraibano Pixbet , Nacional de…

13 de fevereiro de 2026