Por pbagora.com.br

A Companhia Docas da Paraíba está resgatando as oito décadas da história do Porto de Cabedelo. A gestão atual providenciou a produção de fotografias em painéis que estão instalados no hall de entrada do bloco administrativo da autarquia. O porto foi inaugurado em 23 de janeiro de 1935.

No total, serão 50 painéis que registram as diversas fases do Porto de Cabedelo ao longo de quase oito décadas. A ideia foi inspirada em painéis que contam a história da Marinha do Brasil, em Brasília. A exposição permanente na sede da Companhia Docas da Paraíba foi montada a partir de pesquisa bibliográfica e fotográfica sobre o porto, um trabalho do artista plástico paraibano Tony Lucena, o mesmo autor dos painéis produzidos para a Marinha.

O artista tem vários trabalhos nesse estilo de resgate da memória. Os painéis têm capas de antigas edições do jornal A União. “A história do porto é a história da Paraíba” revela Tony, que fez sua pesquisas também no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP).

Os painéis contam os impactos que o regime militar causou no ambiente portuário, o nascimento da Portobrás, os períodos de instabilidade e a primeira exportação do minério bentonita, que existe em abundância na Paraíba.

O presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, destaca que os painéis contam a história do porto a partir da invasão holandesa por volta do ano 1.700. À época, Maurício de Nassau já indicava a região de Cabedelo com potencial para ser um porto. “Nessa exposição, a gente resgata a história, a instituição e mostra para as gerações que a infraestrutura portuária precisa ser lembrada, valorizada e planejada para o futuro”.

No ano de 1864, o engenheiro André Rebouças apresentou projeto de um atracadouro internacional que teria um potencial melhor do que o Porto do Capim e seria ideal para se livrar da alfândega de Pernambuco. Wilbur acrescenta que a exposição permanente será aberta oficialmente por ocasião da inauguração das obras de reforma do porto. A pesquisa poderá gerar a publicação de um livro sobre a história do porto de Cabedelo.

 

 

Secom

Notícias relacionadas

Covid: PB registra mais de mil novos casos e 24 mortes nas últimas 24h

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (20), 1.072 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 80 (7,46%) são casos de pacientes hospitalizados e 992 (92,53%) são…

Opinião: Sobre o apressado decreto da PMJP relativo à pandemia

Só neste domingo (18), a Secretaria de Saúde da Paraíba registrou 893 casos de Covid-19 no Estado. Trinta e nove são pacientes hospitalizados e 854 são de sintomas leves. A…