A Paraíba o tempo todo  |

Divulgada programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição em JP

Nesta quinta: tem Procissão no Rio Sanhauá e pelas ruas do Varadouro

 

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Esse é o tema da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. Nesta quinta-feira, dia 8, a programação começa logo cedo:

 

No Centro Histórico:

7h: concentração dos fiéis no Adro da igreja de São Frei Pedro Gonçalves (ao lado do Hotel Globo). Todos vão sair em Procissão com o andor com a imagem da Santa até o trapiche do Porto do Capim. Em seguida, a Procissão segue pelo Rio Sanhauá até a Ilha da Santa, onde vai ser celebrada a Santa Missa pelo Pe. Antônio Maria Guerin.

 

Na Igreja Matriz (Rua São Miguel, no Varadouro):

8h: Ofício de Nossa Senhora.

8h30: Terço Mariano.

9h: Missa Solene, celebrada pelo Pe. Alexandre Magno Jardim.

16h: Procissão saindo da Igreja Matriz, fazendo o seguinte roteiro: rua São Miguel, Praça da Pedra, e pelas ruas Cruz Cordeiro, Alice Caldas, Rua da República e Visconde de Itaparica, retornando para a Matriz e encerrando com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Alexandre, com a participação de todas as Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços da Paróquia, e do Diácono Cristino Medeiros.

História:

No dia 8 de dezembro a Igreja Católica lembra, solenemente, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Vários padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: “cheia de graças” e “mais pura que os anjos”. Já a Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade em aceitar o mistério da Imaculada Conceição. Foi o franciscano e teólogo Duns Scoto, no século XIII, quem tirou a dúvida ao mostrar que era conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser a mãe do Filho dele. Isso era possível para a Onipotência de Deus; portanto, Deus, de fato, a preservou.

Então, rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi introduzida no calendário romano. A própria Virgem Maria, em 1830, apareceu a Santa Catarina de Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E quatro anos depois que a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma, em 1854, através da Bula “Ineffabilis Deus”, do Papa Pio IX, “Maria isenta do pecado original”, a própria Virgem, na sua aparição em Lourdes, confirmou a definição dogmática dizendo para Santa Bernardete Soubirous: “Eu sou a Imaculada Conceição”.



Redação com Pascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe