Categorias: Paraíba

Dirigentes e deputados do PSB pedem expulsão do ministro de Minas e Energia da gestão Temer

PUBLICIDADE

Dirigentes e deputados do PSB da ala que faz forte oposição ao presidente Michel Temer pedem a expulsão do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho (PE), do partido, por permanecer no cargo mesmo após a legenda decidir oficialmente romper com o governo.

A expulsão já foi defendida por parlamentares e integrantes da direção nacional do PSB nos grupos de WhatsApp do partido. “Vamos representar contra o Fernando Bezerra Filho. #ForaFernandoBezerraFilho”, escreveu Joilson do Nascimento, secretário sindical e membro da executiva nacional do PSB.

O ministro, que é deputado licenciado, e outros parlamentares do PSB já respondem a processo que pode levar à cassação, por terem votado a favor da reforma trabalhista durante na Câmara, em abril deste ano, contrariando decisão do partido de fechar questão contra a proposta.

“Esse fato agrava a situação do ministro no processo que ele já responde por infidelidade partidária, no âmbito da comissão de ética do PSB. O partido repudia a presença de seus membros nesse governo, mesmo que não tenha sido indicado pela sua direção nacional”, afirmou o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

 

Renúncia e diretas

 

Em reunião nesse sábado (20/5), o PSB decidiu desembarcar do governo Temer após o presidente ser atingido pela delação de executivos da JBS. O partido pede a renúncia de Temer e defende eleições diretas para presidente, caso Temer renuncie, seja cassado ou sofra impeachment. Hoje, a Constituição Federal prevê eleição indireta nesses casos.

Na reunião do PSB de sábado, o partido decidiu desembarcar do governo, mas não estabeleceu punição para quem permanecesse. “Não determinamos a saída, apostando no bom senso, que, infelizmente, não há. Não houve decisão de que não de que não haveria punição”, rebateu o presidente da sigla.

O rompimento com o governo Temer foi defendido pela ala do PSB ligada ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, mesmo grupo do ex-governador daquele Estado Eduardo Campos. Essa grupo já defendia independência da sigla em relação ao governo antes mesmo da divulgação da delação da JBS.

O grupo de Fernando Bezerra Filho, porém, sempre foi contra e quer permanecer no governo. Compõem esse grupo, o pai do ministro, o senador Fernando Bezerra (PE), e a líder do partido na Câmara, Tereza Cristina (MS), entre outros parlamentares.

 

48 horas

Após a reunião da executiva do PSB desse sábado, o ministro de Minas e Energia pediu até 48 horas para anunciar se fica ou não no cargo. Até o momento, ainda não respondeu oficialmente à sigla. No entanto, já informou ao presidente que vai permanecer no posto.

 

“Felizmente nossas regras de disciplina são claras e foram editadas para todos, indistintamente. O enfrentamento foi decidido por ele e está aceito”, afirmou Siqueira. Procurado pelo Broadcast Político por telefone e por mensagem, o ministro não se pronunciou. As informações são do portal Diário de Pernambuco.



Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Novo concurso para professor da UFPB tem edital publicado e salários que podem ultrapassar R$ 14 mil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 110/2025 para a realização de…

25 de dezembro de 2025

Três suspeitos de crimes contra mulheres são presos neste feriado de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar prendeu três suspeitos de cometer crimes contra mulheres, nesta quinta-feira (25), na…

25 de dezembro de 2025

Polícia Militar acaba com rolezinhos e aplica mais de 100 multas na noite de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar multou 110 veículos por vários tipos de infrações, na noite dessa quarta-feira…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025