A promotora Sarah Araújo Viana de Lucena, da Promotoria de Justiça de Cajazeiras, abriu inquérito civil para investigar a diretora do Instituto de Previdência Municipal de Bom Jesus, Tânia Parnaíba Ricarte Alcantara, por ter sacado, diretamente da boca do caixa, entre 2015 e 2017, aproximadamente R$ 295 mil em cheques emitidos pelo instituto.
A investigação teve início após o Banco Central remeter ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) uma transação feita por Tânia Ricarte no valor de R$ 15 mil, nos moldes descritos acima, em uma agência do Banco do Brasil, localizada em Cajazeiras. Todos os saques foram feitos na mesma instituição financeira.
De acordo com a promotora, nenhum dos 19 saques constam no Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) – o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade da Corte, “o que já caracteriza sinal de alerta”, segundo descreve a promotora no despacho.
O Banco do Brasil foi oficiado para fornecer o espelho dos cheques. Enquanto isso, Tânia Ricarte solicitou o adiamento do prazo de 15 dias que ela tinha para apresentar a sua defesa, o que foi concedido pela Promotoria.
Se comprovado os indícios de enriquecimento ilícito, o Ministério Público poderá adotar “medida extrajudicial ou judicial cabível, inclusive, o ajuizamento da respectiva ação de improbidade administrativa em desfavor de Tânia Ricarte Parnaíba Alcantara”.
Confira o despacho de instauração do inquérito na íntegra:
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…