Por pbagora.com.br

 O diretor e vice-diretor da Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano, e mais sete agentes penitenciários foram afastados dos cargos por determinação da justiça nesta sexta-feira (14). O juiz José Normando Fernandes, da Vara de Execuções Penais, resolveu acolher denúncia do Ministério Público por tortura e abuso de autoridade dos servidores públicos.

O G1 entrou em contato com o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Wallber Virgolino, e o gerente executivo do sistema penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho, mas as ligações para os respectivos celulares não foram atendidas.

“Quando os apenados pediam tratamento médico ou odontológico, eram retirados de suas celas, encaminhados para o quarto chamado por eles de ‘quartinho da tortura’, eram agredidos e depois colocados no isolado”, explicou o promotor Manoel Pereira.

“Em outras circunstâncias, quando detentos cometiam algum delito, eles colocavam o preso dentro de uma viatura fechada, nesse sol causticante de Sousa, depois levavam à delegacia para fazer inquérito, ao hospital para fazer exame de corpo de delito, na volta eram agredidos e colocados no isolado”, destacou.

Segundo o promotor Manoel Pereira, além da tortura, os agentes também cometiam maus tratos contra animais que ficavam na unidade prisional, praticando ‘tiro ao alvo’ contra os bichos. “Pedimos o afastamento das funções e recolhimento da arma por crimes de tortura, formação de quadrilha, prevaricação e maus tratos contra animais. Havia gatos e cachorros no presídio e alguns agentes usavam animais como mira ou alvo, usando balas de borracha e espingarda de chumbo”, afirmou o representante do Ministério Público de Sousa.

Redação com G1

Notícias relacionadas

Em carta a João, Agamenon diz que saída do Detran-PB é para “pós-tratamento” da Covid

Em carta encaminhada ao governador João Azevêdo, o ex-superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, que pediu exoneramento do cargo nessa quarta-feira (14), justificou a sua decisão. Agamenon Vieira explica que contraiu…

Cassandra Guimarães assume Delegacia-Geral da Paraíba

Com a nomeação do ex-Delegado-Geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, para a superintendência do Detran da Paraíba nesta quinta-feira (15), o cargo de chefia da polícia investigativa ficou com a…