A Paraíba o tempo todo  |

Diretor, vice e agentes penitenciários são afastados por tortura na PB

 O diretor e vice-diretor da Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano, e mais sete agentes penitenciários foram afastados dos cargos por determinação da justiça nesta sexta-feira (14). O juiz José Normando Fernandes, da Vara de Execuções Penais, resolveu acolher denúncia do Ministério Público por tortura e abuso de autoridade dos servidores públicos.

O G1 entrou em contato com o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Wallber Virgolino, e o gerente executivo do sistema penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho, mas as ligações para os respectivos celulares não foram atendidas.

“Quando os apenados pediam tratamento médico ou odontológico, eram retirados de suas celas, encaminhados para o quarto chamado por eles de ‘quartinho da tortura’, eram agredidos e depois colocados no isolado”, explicou o promotor Manoel Pereira.

“Em outras circunstâncias, quando detentos cometiam algum delito, eles colocavam o preso dentro de uma viatura fechada, nesse sol causticante de Sousa, depois levavam à delegacia para fazer inquérito, ao hospital para fazer exame de corpo de delito, na volta eram agredidos e colocados no isolado”, destacou.

Segundo o promotor Manoel Pereira, além da tortura, os agentes também cometiam maus tratos contra animais que ficavam na unidade prisional, praticando ‘tiro ao alvo’ contra os bichos. “Pedimos o afastamento das funções e recolhimento da arma por crimes de tortura, formação de quadrilha, prevaricação e maus tratos contra animais. Havia gatos e cachorros no presídio e alguns agentes usavam animais como mira ou alvo, usando balas de borracha e espingarda de chumbo”, afirmou o representante do Ministério Público de Sousa.

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe