Categorias: Paraíba

Diretor do IPC diz que investimentos tornam o instituto mais ágil

PUBLICIDADE

 A elucidação de crimes na Paraíba conta agora com o Setor de Entomologia Forense, no Instituto de Polícia Científica (IPC). A entomologia forense é o estudo que permite identificar causas de morte de seres humanos por meio de insetos que colonizam o cadáver, como explica o diretor-geral do IPC, Israel Aureliano da Silva Neto.

O equipamento vai dar mais precisão e credibilidade à perícia, para identificação do tempo decorrido entre a morte e o momento em que um corpo em decomposição foi encontrado. Israel Aureliano explica que é exatamente o Laboratório de Entomologia Forense que ainda vai dar algumas respostas acerca do caso Vivianny, sobre qual a posição do corpo, tempo da morte, como foi, se fazia tempo, ou não fazia tempo.

“A gente fez o reconhecimento do corpo, ou do resto do corpo, já que tinha sido queimado, através de exame de DNA, para que pudesse fazer logo a liberação para a família. Além disso, estamos examinando outros aspectos periciais, através do novo Setor de Entomologia Forense e, em breve, vamos estar com mais informações sobre esse caso”, garante.

Israel Aureliano informa que o Instituto de Polícia Científica (IPC) é composto por diversos laboratórios. “Na verdade, temos um Setor de Criminalística, que vai ao local de crime e que faz a ocorrência. Nesse Setor de Criminalística temos o Laboratório de Balística, o Laboratório Forense de DNA, e a parte de documentoscopia. Agora estamos com o Setor de Entomologia Forense que faz a análise da vida animal que tinha ao redor da cena de crime, para que possa ajudar na elucidação”, esclarece.

Ele acrescenta que o IPC tem uma equipe com profissionais extremamente qualificados e equipamentos de ponta para ajudar na elucidação de crimes. “A gente realmente tem contribuído nesse sentido, através de diversos setores. O Laboratório de DNA Forense, por exemplo, vem sendo acreditado, ano a ano, por instituições externas, inclusive com certificado espanhol. Acrescentamos agora, este ano, o DNA mitocondrial, que é um novo tipo de referência que até então não fazíamos e que agora passamos a fazer e já temos a acreditação também internacional. Então, isso demonstra que a gente tem profissionais qualificados e equipamentos de última geração, para fazer os exames que são demandados e poder dar resposta à sociedade, além de ajudar na investigação criminal”, evidencia.

Israel Aureliano revela que o IPC está recebendo alguns equipamentos novos, através de um convênio do Brasil Mais Seguro. Os equipamentos devem chegar no ano que vem. Entre eles, um scanner que vai facilitar o trabalho de exame do IML, onde o cadáver vai passar por esse equipamento e ser mais rapidamente visualizado, principalmente nos locais onde existam metais. Isso vai facilitar a necrópsia, com a localização dos projetis que estejam no corpo. Trata-se de um scanner de última geração, que não tem radiação, e o operador vai poder trabalhar sem a necessidade do raio x.

Redação com assessoria do IPC

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464