Categorias: Paraíba

Diálogo: Prefeitura vai criar Coordenadoria da Cidadania GLBTT e da Igualdade Racial

A Prefeitura Municipal de João Pessoa vai criar, na próxima semana, a Coordenadoria da Cidadania GLBTT e da Igualdade Racial. O órgão pretende tornar mais eficiente a criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a área no Poder Municipal. Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Luciano Cartaxo se reuniu com representantes do movimento, liderados pelo ativista Renan Palmeira, para debater o tema.

De acordo com o prefeito, a intenção é garantir a interação nos trabalhos, sem permitir que o novo setor seja uma ilha dentro do Governo. “Queremos criar uma interface com todas as áreas, principalmente com a saúde, a educação e a geração de emprego e renda. Vamos pensar políticas públicas de forma unificada e, desta forma, otimizar os resultados e garantir uma cidade que preze pelo respeito e pela igualdade”, declarou.

A intenção é que a Coordenadoria possa unir militantes e especialistas que desenvolvam projetos de inclusão dos homoafetivos e de combate ao preconceito e à intolerância. A equipe será montada em unidade entre os representantes do movimento e a Prefeitura, e também vai servir de ponte entre as situações detectadas e as áreas da gestão que podem agir para enfrentar a questão.

O militante Renan Palmeira afirmou que a criação da Coordenadoria será fundamental para o avanço das políticas públicas para os homossexuais. “Temos uma demanda real da população e é necessário que se crie um plano municipal de combate à discriminação. Queremos escolas e serviços de saúde sem homofobia, além de programas sociais que combatam esse problema”, defendeu.

Participaram do evento representantes do Movimento do espírito Lilás (MEL), do grupo Maria Quitéria (de mulheres lésbicas e bissexuais), da Associação de Pessoas Transexuais na Paraíba (APTrans – PB), da Associação de Homens Transexuais (ABHT). Também estiveram presentes os representantes do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (Cress – PB) e da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB – PB).
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026