Categorias: Paraíba

Detran prorroga desconto no IPVA para placas finais 1 e 2

Foi prorrogado até o dia 10 de fevereiro o prazo para o recolhimento do IPVA, em cota única com desconto de 10%, para os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2, bem como o pagamento da primeira parcela para os que optarem por dividir o imposto em 3 meses.

O prazo, que vencia em 31 de janeiro, foi prorrogado em virtude de uma revisão no modelo de emissão de guias, por decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo o Superintendente do órgão, Rodrigo Carvalho, a administração anterior, que terceirizava os serviços de emissão de guias, deixou um contrato, com dispensa de licitação, a fim de que uma empresa particular recebesse 80 centavos por cada guia emitida, o que representaria um gasto de cerca de 68 mil reais por mês.

O Superintendente suspendeu o contrato e determinou a adoção de medidas para que o próprio Detran passasse a emitir as guias, o que representará uma economia de mais de R$ 816 mil por ano.

A decisão de prorrogar o prazo para recolhimento do imposto evita qualquer prejuízo aos usuários, em virtude da revisão do sistema de emissão de guias.

Atualmente , a frota registrada na Paraíba é de 709 mil veículos. Cerca 105 mil têm placas com finais 1 e 2 e serão beneficiados pela prorrogação. Só com final “1” são 50.686 veículos e com final “2” são 54.780.

As guias para pagamento do IPVA podem ser emitidas através do site do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, pelo endereço www.detran.pb.gov.br. Basta clicar em atendimento “online” e buscar a opção IPVA- cota única.

Segundo dados do DETRAN, a Paraíba fechou o ano de 2010 com uma inadimplência de 34 % em relação ao licenciamento de veículos. Isto significa que 241.362 veículos irregulares estão em circulação no Estado.

 

Em João Pessoa, o índice de inadimplência é de 25% e em Campina Grande 28%. O município com o maior índice de inadimplência é Jericó com 66 %. da frota em situação irregular.

Vale lembrar que , além da Operação Verão aberta no dia 6 de janeiro para coibir infrações no trânsito nas áreas mais visitadas na alta estação, o Detran vai intensificar as fiscalizações para tentar tirar de circulação veículos com licenciamento em atraso o que é considerado uma infração gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e sujeito à multa no valor de quase 200 reais e apreensão do veículo.

 

 

Secom-PB

Últimas notícias

Treze e Campinense medem forças neste domingo no 421º Clássico dos Maiorais

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

6 de fevereiro de 2026

Defesa Civil de JP pede prudência sobre desfile de bloco com trio de Bell Marques, na Epitácio Pessoa, se chuva persistir

Previsto para acontecer na noite desta sexta-feira (6), a abertura do Folia de Rua, em…

6 de fevereiro de 2026

Ventania arrasta cobertura de arena de igreja no Conde e pastor tranquiliza fiéis

Um susto marcou a tarde desta sexta-feira (6) na Sede Nacional da igreja Cidade Viva,…

6 de fevereiro de 2026

Luiz Couto diz que direção nacional do PT liberou filiados para apoiar diferentes candidaturas ao Governo da Paraíba

O deputado federal Luiz Couto (PT) revelou nesta sexta-feira (5), que a direção nacional do…

6 de fevereiro de 2026

Rangel Júnior deixa presidência da Fapesq e Almicar Rabelo assume cargo

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (6) publicou a exoneração do professor Rangel…

6 de fevereiro de 2026

“Quer mais experiência do que fazer parte de um governo com tantas entregas?”, rebate Lucas sobre críticas à sua trajetória

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), decidiu subir o tom e responder às críticas…

6 de fevereiro de 2026