A Paraíba o tempo todo  |

Detran-PB faz balanço das atividades da Semana Nacional de Trânsito

Aberta na última terça-feira (18) pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, na sede do órgão em Mangabeira, a Semana Nacional de Trânsito 2018 promoveu diversas atividades, com o objetivo de sensibilizar o cidadão de sua importância na construção de um trânsito mais seguro. A programação se estendeu até essa terça-feira (25), com visita às vítimas de acidentes internadas no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Este ano a campanha da SNT lembrou, mais uma vez, os riscos da combinação de álcool e direção, propondo que as atividades fossem baseadas no lema do Observatório Nacional de Segurança Viária “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”.

“Se a gente não se unir, não irá muito longe. É preciso a junção de todos os segmentos contra essa guerra estúpida, que são as mortes no trânsito porque, além dos números alarmantes, por trás deles estão os sequelados. Simbolicamente, neste momento, pedimos que todos deem as mãos para combater essa epidemia”. O apelo foi feito pelo superintendente Agamenon Vieira, durante a abertura.

Palestras – Duas palestras marcaram a abertura da SNT. A primeira foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, procurador Valberto Lira, que destacou a importância da municipalização do trânsito em todas as cidades, para combater o alto índice de acidentes. Em seguida, o diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, expôs sobre o volume e a gravidade dos acidentes de trânsito, especialmente os que envolvem motocicletas.  

Ao longo da semana, sob a coordenação da chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, a programação contou com palestras em escolas públicas dos municípios de Cabedelo e Santa Rita, blitzen educativas em parceria com a Operação Lei Seca, acompanhamento de visitantes às dependências da sede do Detran e visita solidária às vitimas de trânsito que se encontram hospitalizadas em Campina Grande e na capital.

Encerramento – Nessa terça-feira (25) o Detran-PB, por meio da Divisão de Educação de Trânsito e da Operação Lei Seca, juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Casa da Paz, encerraram as atividades educativas alusivas à Semana Nacional de Trânsito no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Na ocasião, foi realizada visitação aos pacientes que sofreram acidentes de trânsito e acolhimento aos familiares das vítimas.

Após a visitação aos leitos, foi proferida palestra para cerca de 50 acompanhantes das vítimas sobre as principais sequelas dos sobreviventes. A explanação foi feita pelos integrantes da DET, Luiz Carlos e Cláudio Silvestre, e pelo agente da Operação Lei Seca, Wilham Alves.

 

Redação com Assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe