Categorias: Paraíba

Desembargadores paraibanos aprovam proposta orçamentária para o exercício de 2026

PUBLICIDADE

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovaram, nesta quarta-feira (10), a proposta orçamentária que integrará o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O documento será encaminhado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa do Estado, dentro dos prazos definidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 13.823, de 13 de agosto de 2025.

A sessão híbrida (presencialmente e por videoconferência) foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, que se encontra em Brasília participando de evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, apresentou aos desembargadores os principais pontos técnicos da proposta orçamentária. Segundo ela, o prazo de envio ao Poder Executivo é o dia 13 de setembro. “Inicialmente a proposta orçamentária foi apresentada aos comitês orçamentários de 1º e 2º graus, bem como ao Comitê de Priorização de 1º Grau, sendo aprovada por unanimidade”, destacou.

A Presidência do TJPB apresentou o planejamento orçamentário em conformidade com o Regimento Interno da Corte, compatibilizando os objetivos e metas do Plano Plurianual (PPA) com as receitas previstas e as despesas fixadas para o Poder Judiciário.

O orçamento leva em consideração o duodécimo fixado na LDO, além das receitas estimadas para o Fundo Especial do Poder Judiciário (FEPJ), a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA), o Fundo de Apoio ao Registro de Pessoas Naturais (FARPEN) e o Fundo Especial de Custeio das Despesas com Diligências dos Oficiais de Justiça (FOJUS.

De acordo com a Presidência, a proposta busca garantir o equilíbrio fiscal, a sustentabilidade do FEPJ e a priorização do primeiro grau de jurisdição. Também contempla medidas para fortalecer e modernizar a gestão administrativa e tecnológica do Judiciário, com investimentos em soluções de Inteligência Artificial (IA), segurança da informação e obras de construção, reforma e revitalização dos imóveis que integram o patrimônio da instituição.

O planejamento está alinhado às diretrizes estabelecidas na LDO, no PPA e no Planejamento Estratégico 2021–2026 (Resolução nº 35/2020), elaborado em conformidade com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereadores de Santa Rita rejeitam parecer do TCE e desaprovam contas de ex-prefeito Emerson Panta

A Câmara Municipal de Santa Rita reprovou, por unanimidade, as contas do ex-prefeito Emerson Panta…

11 de dezembro de 2025

Brasil tem sexto recuo consecutivo no número de nascimentos

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

11 de dezembro de 2025

Suspeito de tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa da…

10 de dezembro de 2025

Diretor do Detran-PB anuncia que órgão já iniciou adequação às novas regras para emissão de CNH; saiba mais

O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início às adequações necessárias para a aplicação…

10 de dezembro de 2025

Vai faltar água em bairros de João Pessoa nesta quinta-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que dois bairros de João…

10 de dezembro de 2025

Estado inicia pagamento do Abono Natalino para 600 mil famílias; veja calendário

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou…

10 de dezembro de 2025