Em sessão bastante prestigiada, a Câmara Municipal de Campina Grande entregou o título de cidadania campinense ao desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira em atendimento a requerimento do vereador Nelson Gomes Filho. A homenagem ao desembargador foi proposta no ano de 2005 quando vereador pelo hoje deputado estadual Romero Rodrigues.
Dentre outras personalidades estiverem presentes a família do homenageado, dentre estas a esposa do desembargador a senhora Maria Dulce Costa Macedo, filhos, netos, sobrinhos; o representante do prefeito do Município Rossandro Agra, o ex-presidente da Câmara Municipal Mário Araújo, ex-vereadores, o deputado Romero Rodrigues, advogados, professores, alunos, o coronel Cruz, do II BPM, o executivo Marcelo Antunes, o médico Evaldo Dantas, etc.
A sessão foi presidida pelo vereador Nelson Gomes, secretariada pelo vereador Olímpio Oliveira, e o discurso em homenagem ao novo cidadão lida pelo vereador Rodolfo Rodrigues, representando o então vereador Romero Rodrigues.
O presidente da Câmara, Nelson Gomes Filho, destacou as virtudes e “o campinismo” do desembargador, dizendo da satisfação da Casa em homenagear esta personalidade com largos serviços prestados à Campina Grande e à Paraíba.
O desembargador destacou aspectos de sua vida, fazendo uma trajetória desde a cidade de Ipojuca, no vizinho estado de Pernambuco até alcançar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, fazendo questão de destacar a sua dedicação aos estudos, e o apoio da família para enfrentar e vencer os obstáculos, salientando que hoje é um vencedor. Fez questão de ressaltar o seu espírito de campinense, dizendo que “sou um desembargador de Campina Grande”, agradecendo ao então vereador Romero Rodrigues, à Câmara, ao povo de Campina Grande “dividindo com o povo desta terra a cidadania deste Município. Adoro Campina, e que desejo de aqui permanecer quando acabar a minha missão.”
Com quase 30 anos dedicados à Justiça, o desembargador Romero Marcelo passou por várias unidades judiciárias paraibanas, desempenhando com a marca do sucesso as suas atribuições, se dedicando inteiramente tanto a magistratura quanto ao magistério.
Natural de Ipojuca, em Pernambuco, o desembargador reside na Paraíba desde o dia 11 de fevereiro de 1969. Com o seu esforço pessoal foi aprovado em primeiro lugar no concurso para a magistratura paraibana ocorrido em 1982/83. Atuou nas comarcas de Ingá (1983/1985) e Monteiro (1985/88). Foi, para o nosso orgulho, juiz da 2ª Vara de Família de Campina Grande (1988 a 1995) e da Vara Privativa da Infância e da Juventude da mesma Comarca, até 24 de abril de 2009, quando ascendeu ao cargo de desembargador. O magistrado é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e professor da Universidade Estadual da Paraíba.
De formação acadêmica humanística respeitando cada cidadão o jurista Romero Marcelo tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba afirmando que seria um juiz democrático e assim tem sido em sua trajetória na Corte máxima da Justiça paraibana. O ato aconteceu no final da tarde do dia 24 de abril de 2009, em sessão solene realizada no auditório “Desembargador Wilson Pessoa da Cunha”. Ele ingressou na segunda instância pelo critério de antiguidade, em decorrência da aposentadoria do desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega. Na solenidade, foi agraciado com a Medalha de Ordem ao Mérito Judiciário, na categoria Alta Distinção.
Em sua vida tem cumprido trajetória vitoriosa nos quase 30 anos de magistratura voltado para os interesses do Estado desempenhando as suas funções de forma competente, com a marca da dedicação, honrando a toga que enverga com extrema capacidade.
Em Campina Grande deixou a sua marca na Vara de Família e trabalhando incansavelmente em prol dos direitos das crianças e adolescentes como juiz da Infância e da Juventude, no cumprimento dos direitos da própria sociedade, repositória das pessoas desassistidas e merecedoras de acolhimento.
O ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga, integra a folha de pagamentos…
A Pedra do Ingá, também conhecida como Itacoatiara, é um dos mais intrigantes monumentos arqueológicos do Brasil. O…
O ex-aliado político e liderança em Bayeux, Fofinho de Bayeux, esposo da ex-prefeita Luciene de…
O cenário político de Bayeux ganhou novos contornos neste domingo (1º) após o ex-prefeito do…
Uma aposta feita em João Pessoa, capital da Paraíba, está entre as premiadas do concurso…
O Ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou ao Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) neste…