A Paraíba o tempo todo  |

Desconectando das Mídias Sociais em 8 Passos: Saúde Mental em pauta

As redes sociais estão se tornando um fardo? Quando a mídia social fora de controle sobrecarrega seus nervos, rouba seu foco e o distrai de tarefas importantes, é hora de fazer uma desintoxicação digital. Hoje vamos mostrar como fazer isso por meio de ações fáceis.

Etapa 1. Ajuste seu feed

Pare de seguir qualquer um que não contribua com a sua experiência – um ex-colega de classe recém-obcecado por sânscrito, um grupo antigo de hobbies que agora é composto basicamente apenas de anúncios, qualquer outra coisa com a qual você simplesmente não queira lidar. Se você não está obtendo nenhum benefício com o conteúdo, não precisa ter no seu feed.

Se você prefere não deixar de seguir ou cancelar a assinatura de uma conta, tente desativá-la. As redes sociais permitem ocultar atualizações de contas sem bloqueá-las. Seus amigos nem saberão que você os silenciou.

Etapa 2. Centralize as comunicações

As redes sociais são muito mais do que apenas feeds; elas também são lugares para ficar em contato com amigos, parentes e colegas. Mas se você está conversando com pessoas em meia dúzia de plataformas, pode estar perdendo muito tempo verificando as caixas de entrada – mesmo que ninguém tenha mandado nada. Tente decidir com seus amigos por meio de qual delas eles devem contatá-lo e centralize suas conversas em uma ou duas plataformas. Dessa forma, você poderá checar suas outras contas com muito menos frequência, sem medo de perder uma mensagem importante.

Etapa 3. Limpe sua tela

Você já pegou seu telefone para verificar a previsão do tempo e viu o ícone do Facebook, abriu-o apenas por um segundo e acabou perdendo duas horas como se estivesse em um buraco de minhoca? Para evitar que isso aconteça, tente mover seus ícones de mídia social para longe dos apps que você mais usa. Por exemplo, esconda-os em uma pasta ou coloque-os na terceira ou quarta página de aplicativos – longe dos olhos, longe da mente.

Etapa 4. Selecione suas notificações

Não importa o quão responsável você possa ser em evitar seu feed e até mesmo manter certos ícones fora de vista, se uma rede social enviar uma notificação sobre uma nova publicação, você pode facilmente, sem pensar, pressionar aquela janelinha sorrateira e se ver na rolagem infinita da timeline. Para obter ajuda para se concentrar no que é importante, tente desativar as notificações desnecessárias. Para saber como, verifique nossas instruções para iOSmacOSWindows 10 e para Android.

Etapa 5. Configurar o Tempo de uso ou Bem-Estar Digital

Ver exatamente quantas horas por dia você perde em redes sociais e aplicativos de mensagens pode ser preocupante. Aplicativos para ajudar com o autocontrole são fáceis de encontrar e você não precisa baixar nada para ver seus hábitos digitais: abra as configurações do seu smartphone e habilite Tempo de uso (no iOS) ou Bem-estar digital (no Android). Coloque o widget com as estatísticas em um lugar de destaque para você sempre vê-lo;

E se ver estatísticas não for suficiente, configure o aplicativo para permitir que você abra a rede social apenas em determinados momentos ou por um período limitado.

Step 6. Dê um tempo

Sempre que você começa algo novo, o mais importante – e o mais difícil – é estabelecer novos hábitos. Tente passar algumas semanas evitando os aplicativos que consomem a maior parte do seu tempo – para pegar o jeito, tente imaginar que fez uma caminhada e não tem conexão com a Internet.

Melhor ainda, afaste-se da Internet, se puder. Corte o fluxo de informações para que você possa reiniciar e não sinta mais que está perdendo alguma informação importante.

Step 7. Delete o aplicativo ou exclua seu perfil

Esta etapa é opcional, claro. As sugestões acima devem ajudá-lo a obter a liberdade digital que você está procurando, mas se não, considere a medida drástica de remover o aplicativo de seu telefone ou até mesmo excluir sua conta por completo. Não se preocupe – você não precisa perder suas publicações, mensagens ou fotos. Quase todas as redes sociais permitem que você mantenha todos os seus dados, mesmo com a desativação do perfil. Postamos instruções sobre como fazer isso no FacebookInstagramSnapchat e no Twitter.

Etapa 8. Se cuide e não tenha recaídas

Ao se libertar da sobrecarga de mídia social atual, parabenize-se por um segundo – mas fique de olho em você também. É perfeitamente possível que seu cérebro tente voltar aos velhos hábitos. Se em alguns meses você se encontrar online às 3 da manhã debatendo as questões urgentes nos comentários de publicações de algum estranho, basta voltar e repetir esse passo a passo simples.

Com informações do blog Kaspersky


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe