Categorias: Paraíba

DER tem 30 dias para regulamentar fiscalização do transporte intermunicipal

PUBLICIDADE

MP cobra medidas para garantir cumprimento da lei que garante benefícios a idosos

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) tem 30 dias para regulamentar a fiscalização das empresas concessionárias do transporte intermunicipal.

O prazo foi estabelecido durante uma audiência realizada na última terça-feira (27), no Ministério Público da Paraíba. O objetivo, segundo o promotor de Justiça do Cidadão Valberto Lira, é verificar o cumprimento da lei estadual 8.847/2009 que assegura a gratuidade nos ônibus intermunicipais aos idosos com mais de 60 anos de idade. Depois da regulamentação do DER, o MP deverá estabelecer um cronograma de fiscalização que acontecerá em vários municípios da Paraíba.

O instrumento regulamentador da fiscalização das empresas deverá ser apresentada à Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa, que instaurou processo administrativo para apurar denúncias de pessoas idosas que tiveram o direito à gratuidade negado pelas empresas.

Caso o DER não cumpra a recomendação do MP, Valberto Lira ingressará com uma ação civil pública contra o órgão. “Cabe ao DER a fiscalização e aplicação das penalidades, caso haja descumprimento da lei por parte das empresas. Hoje, o que acontece é a falta de total possibilidade de fiscalização. Quando procuradas para concessão do benefício da gratuidade, as empresas simplesmente alegam que já concederam o benefício. Isso acontece porque não há como se exigir a comprovação das empresas”, explicou Lira.

O que diz a lei?

A lei estadual 8.847, em vigor desde julho deste ano, garante a todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade a gratuidade e o benefício da meia-passagem nos transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários intermunicipais. Os assentos destinados a idosos devem estar identificados de forma visível e devem conter a inscrição “vaga reservada ao idoso”.

A gratuidade deve ser concedida para duas vagas por veículo. A partir da terceira, o passageiro idoso tem direito ao desconto de 50% no valor da passagem intermunicipal. Os benefícios não são concedidos nos veículos de serviços seletivos especiais, desde que eles sejam prestados paralelamente aos serviços regulares.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025