Categorias: Paraíba

Deputados visitam Eixo Norte da Transposição e celebram chegada das águas ao Alto Sertão da Paraíba

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da água, realizou uma visita, nesta sexta-feira (29), a Barragem de Morros, no município de São José de Piranhas, Alto Sertão da Paraíba, para celebrar a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco – Eixo Norte. Os parlamentares integrantes da Frente tem acompanhado desde o início as obras que vai levar água para a população paraibana.

O evento realizado através de propositura do deputado Jeová Campos, contou com a participação de várias lideranças políticas do interior da Paraíba. Entre elas, os deputados federais: Wilson Santiago, Frei Anastácio, os ex-deputados Renato Gadelha e Chico Lopes; vereadores do Sertão da Paraíba, além do vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Francisco do PT, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O presidente da Frente, Jeová Campos, ressaltou que o local, uma das regiões mais castigadas pela seca, agora é banhada pelas Águas do Rio São Francisco. “Não vou dizer que me sinto realizado porque a água está apenas chegando. É preciso agora saber o que fazer com as águas; como vai melhorar a vida das pessoas; como a agricultura familiar será projetada para um patamar diferenciado em relação ao atual momento. Como no curso do Alto Piranhas nós temos uma pequena Petrolina nossa. Então, temos muita coisa pela frente, mas a etapa principal essa foi concluída: a chegada das águas”, disse.

A obra de Transposição do Rio São Francisco iniciada em 2007, soma 477 quilômetros de extensão. “A Paraíba celebra, o Nordeste celebra e aqui eu recebo com muita alegria todos que chegam para visitar, contemplar, comemorar a chegada das águas em São José de Piranhas. É por aqui que entra a água para a Paraíba: barragem Morros, barragem Boa Vista e em seguida, pelo túnel, barragem de Caiçara. O maior túnel da América Latina e a maior barragem foram construídas aqui”, destacou o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes.

No canal do eixo norte da Transposição, as águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras. “Nós estamos celebrando está grande vitória, essa conquista, fruto de muita luta. Nós sempre acreditamos neste sonho, acreditamos que esse sonha tornar-se realidade. Aqui estão as águas do Velho Chico banhando o nosso Sertão, trazendo alegria para o sertanejo, trazendo felicidade para o homem do campo, trazendo vida porque a água é sinônimo de vida”, disse o deputado federal Frei Anastácio.

Assessoria ALPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MPPB instaura procedimento para efetivar Registro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas nº…

10 de dezembro de 2025

Após ataques, CMJP reorganiza sistema interno e passa a ter Coordenadoria de Segurança Legislativa

A Câmara Municipal de João Pessoa contará com uma nova estrutura de segurança após a…

10 de dezembro de 2025

Com retorno de Nilvan, Walber volta a admitir saída do PL e questiona se sigla tem “condições de fazer 3 ou 4 deputados”

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) voltou a admitir, nesta quarta-feira (10), que pode deixar…

10 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto fala em “regime de exceção”, enquanto Veneziano cobra debate sobre PL da dosimetria

O Projeto de Lei da dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

Couto detona aprovação do “PL da dosimetria” na Câmara: “A democracia foi duramente atacada”

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou nesta quarta-feira (10), a aprovação do chamado “PL…

10 de dezembro de 2025