A Paraíba o tempo todo  |

Deputados e autoridades prestigiam inauguração do Centro Administrativo do Poder Legislativo

Deputados estaduais, autoridades e empresários prestigiaram, nesta quarta-feira (9), a inauguração do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa, Gervásio Bonavides Mariz Maia, que passa a funcionar no histórico prédio do Paraíba Palace, no Centro Histórico de João Pessoa. A instalação do Centro Administrativo no Paraíba Palace proporcionará uma economia de mais de R$ 600 mil por ano aos cofres da Assembleia Legislativa.

 

Na ocasião, o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Gervásio Maia, destacou a revitalização do Paraíba Palace e os benefícios para a Casa legislativa. “Um prédio muito importante, da década de 1930, que estava praticamente abandonado. A instalação do Centro Administrativo, no Paraíba Palace Hotel, vai trazer mais dinamismo ao trabalho da Casa, reunindo seis endereços em um único local”, pontuou.

 

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que a criação do Centro Administrativo do Poder Legislativo mostra os avanços que a Paraíba tem conquistado, não apenas no Executivo. “É uma demonstração muito clara de que as coisas estão avançando, não apenas no Executivo, mas também no Legislativo. É muito gratificante ver o Poder Legislativo, no meio de uma crise dessas, melhorando os seus serviços, revitalizando o Centro Histórico e diminuindo gastos”, afirmou. “É um dia muito importante para o patrimônio histórico nacional”, prosseguiu.

 

Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado João Bosco Carneiro, a instalação do Centro Administrativo no Paraíba Palace traz maior efetividade nos serviços do legislativo. “Representa, antes de tudo, a valorização desse espaço tão importante para o povo paraibano. Além do mais, vai trazer mais economia para a Assembleia, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados na Casa”, destacou.

 

A deputada Estela Bezerra disse que, ao criar o Centro Administrativo, a Assembleia valoriza o Centro Histórico e economiza recursos públicos. “São dois exemplos muito simbólicos, que a valorização de um patrimônio muito caro aos paraibanos e a economia de recursos com a concentração das atividades legislativa em um único local”, enfatizou.

 

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, afirmou não ter dúvidas de que o turismo sai fortalecido com a instalação do Centro Administrativo Gervásio Bonavides Mariz Maia no Paraíba Palace. “É um grande passo dado em direção ao patrimônio histórico de João Pessoa. Já do ponto de vista do turismo, é muito importante, já que os turistas vêm para o Centro Histórico e reclamam de muitos prédios que estão abandonados”, comentou.

 

O deputado Bruno Cunha Lima também destacou a revitalização do Paraíba Palace. “É um dos prédios mais importantes do nosso Centro Histórico, com mais de 80 anos. A Paraíba precisa desse resgate histórico, e quem deu o pontapé inicial foi a Assembleia Legislativa”, disse.

 

Por sua vez, o deputado Jeová Campos afirmou que a revitalização do Paraíba Palace resgata uma parte significativa da história da Paraíba. “O Centro de João Pessoa é exatamente onde está o Paraíba Palace, que está perto da Assembleia, do Tribunal de Justiça e do Palácio da Redenção, valorizando ainda mais esse espaço e atendendo um desejo da população, que quer a Assembleia neste espaço”, finalizou.

 

Os deputados Adriano Galdino, Antônio Mineral, Artur Filho, Branco Mendes, Caio Roberto, Camila Toscano, Daniella Ribeiro, Edmilson Soares, Eliza Virgínia, Galego de Souza, Genival Matias, Guilherme Almeida, Hervázio Bezerra, Inácio Falcão, Janduhy Carneiro, João Gonçalves, João Henrique, Jullys Roberto, Jutay Meneses, Renato Gadelha, Ricardo Barbosa, Ricardo Marcelo, Tião Gomes e Trócolli Júnior, também prestigiaram a solenidade.

 

Entre as autoridades presentes à inauguração do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba estiveram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlo Torres; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Eduardo Sérgio de Almeida; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba, Paulo Maia, , o Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo e o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

 

Contexto histórico – O Parahyba Palace Hotel foi construído no ano de 1929, e inaugurado em 1937. No antigo Ponto de Cem Réis, atual Praça Vidal de Negreiros, o imóvel é um dos ícones da arquitetura do Centro da capital paraibana.

 

O Parahyba Palace Hotel, ao lado de edifícios como o da Assembleia Legislativa da Paraíba e do Palácio da Redenção, integra a riqueza arquitetônica do Centro Histórico da capital paraibana, que foi reconhecido como patrimônio nacional do Brasil em 6 de dezembro de 2007.

 

Ao todo, foram tombados 37 hectares de área, englobando cerca de 700 edificações, além de praças, ruas, contemplando a maior parte dos bairros do Varadouro e Centro.⁠⁠⁠⁠


Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe