Nilda participa de inauguração de Centro de Referência de Atendimento à Mulher e destaca papel da homenageada
Reafirmando a sua luta em prol de programas de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia feminina, a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), esteve presente nesta segunda-feira (17) na inauguração do Centro de Referência no Atendimento a Mulher, profª Ana Luiza M. Leite. “Este é mais um instrumento que a administração de Veneziano entrega a Campina Grande no combate a violência contra a mulher, que vem a se somar com Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher os Núcleos de Prevenção a Mulheres entre outras iniciativas que estão contribuindo para a queda no número de agressões contras as mulheres na cidade.”
Durante a inauguração do Centro, a deputada federal fez questão de ressaltar a importância da homenageada que perdeu sua vida vítima de uma violência que infelizmente vem se alarmando no Estado que já é o sétimo em assassinatos de mulheres, segundo dados de 2012 do Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. “Deixo aqui minha homenagem ao seu José Leite da Costa e a senhora Silvia Maria, pais de Ana que faleceu devido a um ato de extrema covardia, mas ressalto o meu compromisso de através de recursos e projetos de combate a esta violência não deixar impune tais criminosos”, afirmou a peemedebista.
Nilda Gondim fez questão de agradecer a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que atendeu a sua reivindicação de agilizar os trâmites legais que viabilização a administração de Veneziano entregar mais está importante obra de combate a violência contra as mulheres.
De acordo com a coordenadora do centro, Luciana Maria da Costa, este será um espaço onde as mulheres serão acolhidas, orientadas e encaminhadas para a Rede de Atendimento, através de uma ação intersetorial com as diversas políticas. A estrutura conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e arte educadoras.
Serviços
a) SOCIAL
Acolhimento à mulher em situação de violência, identificando suas necessidades e encaminhando para os serviços da rede.
b) PSICOLÓGICO
Oferece suporte emocional na perspectiva do rompimento do ciclo de violência e da redução dos danos emocionais causados pela violência vivenciada, através da psicoterapia grupal e individual, de atividades em grupo, articulado aos setores internos e/ou externos.
c) JURÍDICO
Acompanha as ações junto à Segurança Pública e Justiça, além de orientar sobre os direitos das mulheres.
d) ARTE-EDUCAÇÃO
Resgate do potencial criativo, estimulando a autonomia e transformação através de atividades artísticas individuais ou em grupo.
e) PREVENÇÃO
Realiza ações de intervenção junto à população em geral, a exemplo de: Oficinas; Palestras; Rodas de diálogos e Debates
Ascom
Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…
O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…
Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…
O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…
Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…