Categorias: Paraíba

Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher da Zona Sul começa a funcionar nesta 3ª

A Delegacia da Mulher (Deam) da Zona Sul da Capital começa a atender o público nesta terça-feira (1º) no complexo da nova Central de Polícia, na entrada do Conjunto Geisel, às margens da BR-230. Para marcar o início do trabalho, serão realizadas várias atividades de conscientização sobre a importância de registrar ocorrências e denunciar crimes contra a mulher. Também serão distribuídos materiais informativos sobre o funcionamento da nova Deam.

 

A ação vai contar com a participação de movimentos sociais ligados ao enfrentamento da violência contra a mulher e da Secretaria da Diversidade Humana que vai distribuir preservativos e panfletos mostrando como reconhecer os abusos praticados contra a mulher que começam pelas pressões psicológicas e podem chegar à violência física e a morte.

 

A nova Delegacia amplia o enfrentamento à violência contra a mulher na Paraíba, que a partir de agora conta com onze estruturas, sendo duas em João Pessoa e outras distribuídas nas cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, Queimadas, Esperança e Monteiro, que ainda não foi inaugurado oficialmente, mas já está prestando atendimento. A Delegacia da Mulher da Zona Sul de João Pessoa vai funcionar 24h para atender a população daquela região. A sede da Deam na Avenida Pedro II, no bairro da Torre, continua funcionando normalmente.

 

De acordo com a coordenadora das delegacias de atendimento à mulher do Estado, a delegada Maísa Félix, a nova unidade tem acessos independentes, por onde vítima e agressor serão conduzidos por entradas distintas para que não se cruzem durante os procedimentos referentes a cada situação de crime. A ideia é prestar um atendimento eficiente e ajudar a vítima nesse processo tão doloroso de ir até uma unidade de Polícia prestar queixa contra seu agressor, que em parte dos casos são companheiros, namorados ou parentes.

 

“A ideia é deixar a vítima bem acolhida, vamos trabalhar com acompanhamento psicológico, conversar com a vítima, entender se ela precisa da medida protetiva, se vai ser cadastrada no Programa SOS Mulher e para isso precisamos de uma estrutura que acomode bem a equipe de policiais, a vítima e seus familiares. O novo prédio da Central de Polícia bem como a nova sede da Deam Zona Sul nos proporciona isso”, observou a delegada Maísa Félix.

 

No local funcionarão inicialmente duas equipes completas, com delegados, agentes de investigação e escrivães, mas à medida que começarem os atendimentos, mais equipes poderão ser deslocadas para a sede da Deam na Zona Sul.



Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026