Categorias: Paraíba

Definidos pontos de entrega de armas na PB da Campanha do Desarmamento 2011

Definidos pontos de entrega de armas na PB da Campanha do Desarmamento 2011

Na segunda reunião sobre a Campanha do Desarmamento 2011 na Paraíba, que será lançada no dia 6 de julho, foram definidos onde serão instalados os postos de recebimento de armas no Estado. O encontro, realizado na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), contou com a presença dos membros da Comissão Gestora da campanha, definida no último dia 13.

Na região metropolitana, os postos da Polícia Militar serão o Núcleo Integrado de Policiamento Comunitário da Ilha do Bispo, em João Pessoa; a 3ª Companhia de Alhandra; o 7º Batalhão, localizado entre as cidades de Bayeux e Santa Rita, e a 4ª Companhia de Cabedelo. Os da Polícia Civil serão a Central de Polícia, localizada no bairro do Varadouro, e a Academia de Ensino de Polícia (AEP), que fica na Av. Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira, ambas na Capital. Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará postos de entrega de armas no Batalhão de Busca e Salvamento Cabo Branco e no Quartel Central do Comando, em Marés.

Também foi definida a data de 1º de julho para treinamento administrativo de registro de recebimento de armas, inutilização de armas segundo a portaria nº 936/2011 do Ministério da Justiça (MJ), e operacionalização do sistema Infoseg, que tem por objetivo a integração das informações de segurança pública, justiça e fiscalização.

Segundo Almir Laureano, coordenador nacional adjunto da campanha, as armas de fogo serão destruídas ainda no local do recebimento com uso de uma marreta. “Essa forma é econômica e deu certo em Feira de Santana, na Bahia”, explicou, acrescentando que “os trabalhos na Paraíba estão se desenvolvendo com eficácia, devido à boa vontade do Governo do Estado em enxergar na campanha uma possibilidade na redução dos homicídios”.

A Comissão – Na última segunda-feira (13), foi definida a Comissão Gestora que vai atuar na Campanha do Desarmamento no Estado. A escolha dos membros foi feita durante reunião realizada entre o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e representantes do Governo do Estado, de instituições policiais, religiosas, do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil organizada.

A intenção é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. De acordo com o MJ, estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, no período de realização das campanhas.

As novidades na edição de 2011 da campanha são: o anonimato, a inutilização do material ainda no ato de entrega, a agilidade no pagamento da indenização, que vai de R$ 100 a R$ 300 e pode ser sacada após 24h e em até 30 dias, e a ampliação da rede de recolhimento.

Além do secretário da Segurança, fazem parte da comissão o executivo da pasta, Raimundo Silvany; Emmanuel Arruda e Roseane Roque da Silva, que representam os secretários de Estado Walter Aguiar e Lúcio Flávio; o comandante da Polícia Militar, cel. Euller Chaves, e o subcomandante, cel. Washington França; o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Jair Barros; o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Valcir Ortins; o juiz Carlos Beltrão Martins Filho, da Vara das Execuções Penais; a promotora Roseane Araújo, representando o Ministério Público; Aderaldo Pereira, grão-mestre do Grande Oriente do Brasil; Dom Aldo de Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba; e o pastor evangélico Kepler Arruda, da Primeira Igreja Batista.

 

PB Agora

com Secom

Últimas notícias

Líder da Oposição na ALPB admite que PL é caminho natural caso federação União Progressista não fique com Efraim

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais, afirmou em entrevista…

2 de fevereiro de 2026

Hugo Motta reforça que acordo Mercosul-UE terá preferência de tramitação na Casa

O presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta, reforçou, nesta segunda-feira (2) que…

2 de fevereiro de 2026

‘Antes que Aconteça’: parceria com Aena permite divulgação da campanha em aeroportos do país

Será assinado amanhã o termo de parceria entre o Programa Antes que Aconteça, de combate…

2 de fevereiro de 2026

Pedro aponta pilares inegociáveis em torno da educação que Cícero deve inserir no seu plano de governo: “Não abro mão”

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) anunciou recentemente que irá apoiar a pré-candidatura de…

2 de fevereiro de 2026

Retorno das atividades na Câmara Federal deve ser marcado pela votação do Programa Gás do Povo

O retorno das atividades legislativas na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (2), deverá…

2 de fevereiro de 2026

Aberto período de cadastro obrigatório para uso de drones nas prévias de Carnaval em João Pessoa

O pré-Carnaval está chegando na grande João Pessoa, e quem deseja “sobrevoar” os eventos momescos do…

2 de fevereiro de 2026