A Paraíba o tempo todo  |

Defeso do caranguejo-uçá começa na Paraíba com fiscalização

Foto: GEA/Divulgação

O período de defeso do caranguejo-uçá começou esta semana na Paraíba, conforme informações da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

O defeso do caranguejo é feito durante a época em que o crustáceo sai de sua toca para se reproduzir. Para proteger o ciclo reprodutivo da espécie, ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá.

Segundo a Sudema, fiscalizações são realizadas durante o defeso, e as multas variam de R$ 700 até R$ 100 mil.

Durante o período de defeso do caranguejo, a comercialização só é permitida para o comerciante que estiver legalizado. O consumo só é permitido quando o produto tem origem legal, proveniente de estoques declarados antes do início do período.

Neste novo período, de acordo com a Sudema, serão cinco dias reservados para o defeso do caranguejo-uçá, de 17 de fevereiro até dia 22 do mesmo mês. Além disso, vão haver dois períodos em março, e um em abril.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe