A Paraíba o tempo todo  |

Defesa Civil retira vegetação de rio para evitar alagamento

Defesa Civil retira vegetação de rio para evitar alagamento na Tito Silva

Equipes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) estão trabalhando na comunidade Tito Silva, no bairro do Castelo Branco, na retirada de vegetação aquática para evitar alagamentos decorrentes das chuvas dos últimos dias. Os moradores da região dizem que antes de começar a limpeza a água chegou a invadir suas casas, causando transtornos para as famílias.

Desde terça-feira (12), foi enviada para a comunidade uma escavadeira hidráulica, cedida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para realizar o procedimento de limpeza de parte do Rio Jaguaribe, próximo à ponte do Castelo Branco, realizada por agentes da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur). “Moro aqui na comunidade e é sempre bom quando se faz alguma ação para evitar alagamento na região”, disse o comerciário José Afonso do Nascimento.

A comerciante Paula dos Santos mora às margens do rio e contou que a retirada da vegetação já trouxe resultados. “Melhorou nossa situação porque está impedindo alagamento nas nossas casas”. A dona de casa Gisele Basílio, que também mora na comunidade Tito Silva, concorda com ela. “É muito bom que esse trabalho seja feito e espero que continue assim”, disse.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, o trabalho deverá continuar durante toda a semana e será estendido para o Bairro São José. “Estamos utilizando uma máquina de grande porte nesta limpeza para amenizar a situação às margens do rio. Vamos estender a atividade para o São José devido a vegetação que já cobriu o espelho d’água”, afirmou.

Além da comunidade Tito Silva, esta semana a Defesa Civil visitou comunidades na Ilha do Bispo e no Alto do Mateus. Durante esta semana, as equipes devem continuar com as visitas de acompanhamento. “Estamos realizando a vistoria de residências e, caso haja algum risco numa casa, interditamos a residência, e dependendo do perfil socioeconômico da família, ela recebe um auxílio moradia”, explicou.

Balanço – Apesar das chuvas em João Pessoa, não houve muitos chamados de emergência nos últimos dias, de acordo com a Comdec. Da última quarta-feira (6) até o domingo (10), a Defesa Civil registrou 17 ocorrências, dentre elas 12 de alagamentos, três de infiltrações, um desabamento e um deslizamento.

“A nossa maior preocupação são as comunidades ribeirinhas, mas estamos conseguindo conter os problemas”, disse o coordenador do órgão. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita.

Inmet prevê fim de semana ensolarado – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado e chuvoso nesta quinta-feira (14) com temperatura mínima de 22° e máxima de 29°. Na sexta-feira (15), deverá ser registrada mínima de 23° e máxima de 29°, com céu também nublado e possibilidade de chuvas. Já durante o final de semana, a previsão é de sábado (16) e domingo (17) ensolarados com poucas nuvens e a temperatura variando entre 23° e 26° nos dois dias.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe