Defesa Civil de João Pessoa segue monitorando áreas de risco após chuvas fortes

Devido ao grande volume de chuvas durante a manhã desta quinta-feira (9), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) segue com as equipes de prontidão, monitorando as áreas de risco (barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas) para evitar transtornos à população. O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas de 30 a 60 milímetros (mm), mas até o momento não houve registro de ocorrências.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu 41,74 milímetros (até 10h desta quinta-feira) em João Pessoa. O maior acumulado foi registrado no Cuiá, com 53,6 mm, seguido do Cristo Redentor, com 50,4 mm. Já a menor precipitação foi registrada no Altiplano, com 24,2 mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Semam – Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83)9-8645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia – 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios. Os técnicos da Semam estão vistoriando as áreas verdes, checando se há árvores que apresentem riscos de cair.

Seinfra – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) intensifica os serviços de manutenção de galerias em nove bairros nesta quinta-feira (9). O objetivo é evitar pontos de alagamento, com trabalhos de limpeza, remoção de entulhos e sucção de águas represadas.

Já a Operação Tapa-Buraco, que estava programado para acontecer em 20 bairros, foi suspensa nesta quinta devido o tempo chuvoso. A ação é realizada pela Diretoria de Manutenção e Conservação da Seinfra (DMC).

Locais com manutenção de galerias:

Av. Bento da Gama, Lourdinas – Torre
Av. Camilo de Holanda – Torre
Av. Pedro II – Torre
R. Maciel Pinheiro – Centro
CBTU – Varadouro
R. Mourise de Miranda Gusmão – Cristo
R. Flodoaldo Peixoto – Valentina
Radialista Niwton júnior – Valentina
R. Mariangela Lucena Peixoto – Valentina
Diversas ruas do Cabo Branco
Diversas ruas do Manaíra
Diversas ruas de Tambaú
Diversas ruas do Bairro dos Estados

Atendimento – A população de João Pessoa pode solicitar qualquer serviço de manutenção da Seinfra, entre galerias, drenagem, terraplanagem, tapa-buraco e iluminação por meio do 0800 031 1530 e da plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura.

Semob-JP – Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (9), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) monitora, por meio dos agentes de mobilidade em campo e das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott), os pontos de maior demanda de tráfego nas principais vias da Capital.

Foram detectados pontos de alagamento na Avenida Dom Pedro II (Ibama) e na Avenida Sanhauá (em frente à CBTU), onde os veículos transitaram com dificuldade e velocidade reduzida. A ocorrência positiva é que os semáforos não apresentaram falhas desde o início da manhã.

A Semob-JP recomenda atenção redobrada ao transitar nas vias em período chuvoso, mantendo uma distância maior do veículo da frente, usando os faróis baixos, guiando-se pelas linhas e tachões no solo, acionando o limpador de para-brisas e dirigindo com velocidade reduzida, evitando freadas bruscas.

Urgências de trânsito – São disponibilizadas pela Semob-JP, dois números para contato: o Disk 118 e o 9 8760-2134 (WhatsApp). Com isso, o órgão de mobilidade recebe informações de ocorrências sobre acidentes, semáforos com defeito, entre outros assuntos, onde uma equipe é acionada ao local para solucionar o problema em tempo real. A população pode consultar mais informações sobre as ocorrências de trânsito da Capital nas redes sociais oficiais da Semob-JP (@semobjp – Instagram e @transitosemobjp – Twitter).

Sedurb
– As equipes da Sedurb seguem de plantão e à Disposição da Defesa Civil para dar suporte a qualquer ação.

PB Agora

Últimas notícias

Termina hoje prazo para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

31 de janeiro de 2026

Sabadinho Bom: Quarteto de Trombones leva frevo e samba à Praça Rio Branco

O Sabadinho Bom deste final de semana será em ritmo de Carnaval com o Quarteto…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026