Categorias: Paraíba

Defesa Civil coloca equipes de prontidão e alerta para medidas de segurança devido às chuvas

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, às 5h29 desta sexta-feira (15), um alerta de acumulado de chuva (grande perigo) para João Pessoa. Segundo a previsão, pode chover mais de 60 mm/h, podendo chegar a 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas. O aviso é válido até as 23h59 desta sexta.

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) estão em estado de atenção total desde o início da manhã para prestar assistência à população. As ocorrências relacionadas às chuvas registradas pela Central de Operações da Defesa Civil foram de alagamento de ruas e já encaminhadas ao órgão responsável para as devidas providências.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que apesar desse alerta vermelho ter chegado na madrugada, as equipes estão preparadas e nas ruas para monitorar as áreas de risco e atender as possíveis demandas.

“Tranquilizar à população, no sentido de que nossas equipes estarão a postos, naturalmente todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil Municipal, para garantir o bem-estar de todos. Estamos acompanhando todo o evento – são chuvas que chegam bem além das previsões iniciais dos órgãos de meteorologia –, e a Prefeitura não medirá esforços ou meios para atender as demandas que porventura forem surgindo”, enfatizou Kelson Chaves.

O coordenador da Defesa Civil disse ainda que as pessoas precisam tomar alguns cuidados, como não atravessar trechos alagados, não se abrigar sob árvores, não utilizar eletroeletrônicos ao relento, abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e a comunicar a Defesa Civil para que as providências sejam tomadas.

Chuvas – Nas últimas 24 horas – até as 8h desta sexta-feira –, o bairro com maior índice foi o Altiplano, que registrou 104,6 mm, seguido do Cuiá, com 81 mm. O coordenador da Defesa Civil informou que quatro dos sete pluviômetros mantidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), estão apresentando instabilidade na leitura dos dados, problema que já foi comunicado ao órgão.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena recebe prêmio de melhor prefeito da Paraíba em Patos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi eleito o melhor prefeito da Paraíba no…

17 de dezembro de 2025

Pleno do TJPB aprova lista tríplice exclusivamente feminina para o TRE; saiba nomes

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), a formação…

17 de dezembro de 2025

Prefeitos de 14 cidades paraibanas firmam acordo com TCE-PB para reduzir quadro de servidores temporários

Quatorze prefeitos paraibanos firmaram, na manhã desta quarta-feira (17), com o Tribunal de Contas do…

17 de dezembro de 2025

Filho do deputado Damião Feliciano deve assumir Ministério do Turismo no governo Lula

O paraibano Gustavo Feliciano deverá ser nomeado novo ministro do Turismo do governo Lula (PT).…

17 de dezembro de 2025

Em tom conciliador, João Azevêdo destaca trajetória de Cícero e Cássio: “Tenho respeito”; assista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), fez nesta quarta-feira (17) declarações de reconhecimento a…

17 de dezembro de 2025

Oposição de Cacimba de Dentro declara apoio a Cícero Lucena durante cavalgada política

Na tarde do último domingo (14), a tradicional cavalgada em homenagem ao ex-prefeito Edmilson Gomes,…

17 de dezembro de 2025