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Defesa Civil atende cerca de 800 chamados no primeiro semestre do ano

Foto: Dayse Euzébio

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) registrou, no primeiro semestre deste ano, 797 ocorrências. No período de 1º de janeiro a 30 de junho, foram 459 chamados da população pela plataforma digital 1.Doc e 338 através da Central Telefônica (0800-285-9020) e WhatsApp (98831-6885).

A Defesa Civil é acionada por diversos motivos, desde o risco de desabamento de paredes e muros, até inundações de casas e deslizamento de barreiras – que são os casos mais graves –, mas a maioria dos chamados recebidos é de solicitação para avaliação na estrutura dos imóveis, feitas pelos proprietários ou vizinhos, que temem o desabamento.

Em caso de interdição de imóveis que oferecem risco, isto é feito imediatamente após a vistoria técnica, e a Coordenadoria solicita que os responsáveis tomem as medidas necessárias para resolver o problema. Nas demais ocorrências, a partir do laudo dos engenheiros, a Compdec-JP encaminha a demanda às secretarias e órgãos competentes.

De acordo com o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Antonio Esteves, o objetivo da Compdec-JP é salvaguardar a vida das pessoas. Por isso, a Central funciona 24 horas por dia ininterruptamente e quando recebe um chamado, uma equipe é enviada ao local para fazer a vistoria e indicar a ação necessária.

“Estamos 24 horas à disposição da população, mas pedimos, que, quando possível, nos mande fotos e vídeos para podermos entender a gravidade da ocorrência, pois, por diversas vezes, temos mais de um chamado no mesmo instante, e precisamos atender preferencialmente os casos mais graves”, explicou Antonio Esteves.

Resultados – O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que a Compdec-JP não apenas recebe os chamados, mas procura atender as solicitações da população o mais rápido possível, e isto se deve ao compromisso da Prefeitura de João Pessoa de zelar pela integridade dos seus habitantes.

“Nós estamos conseguindo dar celeridade aos processos e as ocorrências são atendidas em até 48 horas, e muitas vezes conseguimos atender no mesmo dia, pois a Prefeitura não para, e as nossas equipes estão sempre prontas para atender às demandas dos cidadãos pessoenses. Nosso trabalho preventivo também tem feito a diferença, já que tivemos um semestre bastante chuvoso e com pouquíssimas ocorrências graves”, reforçou.

Kelson Chaves destacou também o apoio efetivo das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Infraestrutura (Seinfra), Habitação (Semhab), e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

PB Agora

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