Categorias: Paraíba

Defensoria Pública inicia atendimento itinerante pelo bairro Valentina Figueiredo

Os moradores do bairro Valentina Figueiredo terão acesso, das 8h às 17h das próximas quarta e quinta-feira (17 e 18), à informação, orientação e assistência jurídica gratuita. A ação faz parte do Programa Defensoria Itinerante, desenvolvido pelas Defensorias Públicas da Paraíba e da União.

O trabalho também deve contemplar a população do Planalto Boa Esperança, Paratibe e Mussumagro. O atendimento ocorrerá ao lado da Igreja da Santíssima Trindade (Avenida Emília Mendonça Gomes, no Valentina I) e marca a semana de celebração pelo Dia do Defensor Público (19 de maio).

Segundo o defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPPB, Dirceu Abimael, o objetivo é levar às pessoas carentes, público-alvo da instituição, não apenas serviços, mas também informações sobre direitos individuais e coletivos que possuem e muitas vezes desconhecem, por meio de um atendimento que lhes proporcionará comodidade e economia de tempo e dinheiro.

Clique aqui e confira a entrevista concedida por ele ao site de educação a distância Farol Corporativo.

O atendimento ocorrerá na área de Direito de Família, nos casos de divórcio, pensão alimentícia, adoção, interdição, união estável, previdência social, tutela e curatela, reconhecimento de paternidade e assistência psicossocial. Os casos de menor complexidade serão resolvidos no próprio local. Quando for necessário ajuizar uma ação, a documentação será levada à Defensoria para a propositura da demanda judicial.
Outros serviços gratuitos

Essa primeira edição do programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ação Social e do Procon-JP (que vai ceder o ônibus que será utilizado na ação itinerante), bem como da Organização Não Governamental Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi) e da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene). No local, também serão oferecidos gratuitamente serviços de corte de cabelo, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

O início do programa itinerante faz parte de uma série de ações programadas pela Defensoria Pública da Paraíba para a semana de 15 a 19 de maio, dentro da Campanha Nacional 2017 da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), com o tema Família Afetiva, elemento essencial à formação familiar, sedimentada em valores como atenção, cuidado e solidariedade.

 



Redação com Assessoria

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026