Categorias: Paraíba

Defensores participam de capacitação sobre atendimento

 Defensores públicos, juízes e promotores da Paraíba participam, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), em João Pessoa, da Oficina de Sensibilização para o Trabalho Intersetorial na Atenção à Questão da Droga. O curso segue orientação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que determina como ações estruturantes da prevenção do uso e atenção aos usuários, a qualificação dos profissionais para lidar com os desafios que envolvem este problema social.

O evento começa na quinta-feira, às 9h30, no Hotel Tambaú, com o Seminário de Abertura dos Cursos, quando a professora do Instituto de Psicologia da UNB, Fátima Sudbrack, ministra a “Conferência Intersetorial nas ações de Prevenção, Cuidado e Autoridade: Pressupostos Teóricos e Prática”. Em seguida, os participantes se reunirão em grupos e, às 18h, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, defensor público Vitore Maximiano, fará a conferência de abertura.

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba vai participar do curso com 20 defensores inscritos. Na sexta-feira, a oficina tem início às 8h30, na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), que fica no Altiplano Cabo Branco, com a palestra “A Interface entre Políticas sobre Drogas/Trabalho/Penas e Medidas Alternativas”, ministrada pelo secretário Vitore Maximiano. O restante do dia segue com várias palestras preferidas pelo promotor de Justiça do Paraná, Murillo Digiácomo, e a professora do Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília, Maria Aparecida Penso.

O Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas (CRR/IFPB) formou, no período de 2010/2011, 350 profissionais da rede SUS em toda a Paraíba em parceria com o Governo do Estado e prefeituras. Os cursos nas modalidades presenciais e à distância visam garantir a eficácia e efetividade das ações nas áreas de prevenção do uso, tratamento, reinserção social, redução de danos e repressão ao tráfico de drogas.



AScom

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026