A Paraíba o tempo todo  |

Decreto de Bolsonaro coloca CBTU da PB nos trilhos da privatização

Um decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro colocou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nos trilhos da privatização. A medida inclui a companhia no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A medida atende a recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). A CBTU está presente nas regiões metropolitanas de João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

De acordo com relatório administrativo referente a 2018, a Companhia transporta 567,5 mil passageiros por dia útil; em 90 carros; em linhas que somam 220,8 quilômetros; que possuem 104 estações.

De acordo com o mesmo relatório, no final de 2018, a Companhia possuía uma ativo de R$ 4,8 bilhões. Além da CBTU, outro decreto publicado por Jair Bolsonaro também incluiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) no PND.

Além da CBTU, já está incluídas no PND, os Correios e mais oito companhias da União: a Telebrás, o Porto de Santos, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Também fazem parte desses planos a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores (ABGF), a Empresa Gestora de Ativos (Emgea), o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe