Categorias: Paraíba

Decisão judicial obriga Prefeitura de Bayeux a convocar aprovados; concursados comemoram, mas ainda temem demora

PUBLICIDADE

A Justiça da Paraíba determinou que a Prefeitura de Bayeux nomeie e emposse, no prazo de 90 dias, todos os candidatos aprovados no concurso público de 2023. A decisão, publicada nesta segunda-feira (24), foi proferida pelo juiz Francisco Antunes Batista, da 4ª Vara Mista de Bayeux, e atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Segundo o MPPB, o município mantém um excesso de servidores temporários, mesmo com candidatos aprovados aguardando nomeação. Além de convocar os aprovados, a Prefeitura deverá encerrar, no mesmo prazo, os contratos temporários para cargos em que existam candidatos habilitados, incluindo aqueles em cadastro de reserva.

A gestão municipal também terá de apresentar um plano de adequação do quadro de pessoal, garantindo que o número de servidores temporários não ultrapasse 30% do total.

O concurso de 2023 vem sendo alvo de disputas judiciais. Em decisão recente, a Justiça manteve a homologação do certame, suspendendo os efeitos de um decreto municipal que havia anulado o processo, sob alegação de supostos vícios formais.

APROVADOS COMEMORAM, MAS AINDA TEMEM DEMORA

Os aprovados no concurso público de Bayeux celebraram a decisão do juiz Francisco Antunes Batista, da 4ª Vara Mista de Bayeux, que determinou que a Prefeitura se abstenha de contratar temporários e faça a nomeação dos aprovados no prazo máximo de 90 dias.

Nos grupos de aprovados nas redes sociais, muitos demonstram alegria com a decisão, enquanto outros permanecem cautelosos, duvidando da celeridade da nomeação.

“É uma vitória grande saber que a justiça está do nosso lado, mas o que preocupa é que eles ainda podem recorrer”, comentou um integrante de um dos grupos.

Outro aprovado destacou a situação enfrentada pelo grupo: “A Prefeitura ignora a lista de aprovados e prefere gastar com terceirizações, enquanto centenas de concursados seguem esperando pela nomeação que é nossa por direito”, publicou em um grupo no Instagram.

A expectativa agora é que a Prefeitura cumpra a determinação judicial e convoque os aprovados, encerrando a prática de contratos temporários para cargos já contemplados pelo concurso de 2023.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar detêm dois suspeitos após roubo em Campina Grande

Na tarde de ontem (04), policiais do 10º BPM detiveram dois suspeitos, um adolescente e…

5 de dezembro de 2025

Bruno dá spoiler do Natal Iluminado 2025, que será aberto hoje em CG: “Te espero pra viver esse momento”

O Parque Evaldo Cruz será tomado pelo clima natalino nesta sexta-feira, 05, a partir das…

5 de dezembro de 2025

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025