A Paraíba o tempo todo  |

De Mídia em Pauta, a AMIDI vem para resgatar o prestígio dos digitais

Há quem diga que, de tempos em tempos, um meio de comunicação perde o poder diante das mudanças tecnológicas. Também podemos presenciar as mudanças de paradigmas quando pensamos que, em pleno 2022, o que o rádio fazia há 1 século (Completa-se 100 anos de Rádio no Brasil em 7 de Setembro de 2022), hoje pode ser feito por meio de programas em formato reduzido, tipo programetes, os famosos podcasts.

Categoria de Podcasts no Spotify

A internet deu meios e as plataformas deram voz a novos comunicadores. O Youtube se tornou um tipo de TV em que o usuário pode assistir uma transmissão ao vivo ou repetí-la quando bem entender, ao seu gosto. Dar pausa, voltar 30 segundos para rever uma frase que não entendeu. E a rede ainda paga a quem produziu aquele conteúdo, dependendo dos números gerados por ele.

São inúmeros os modelos de comunicação disponíveis, seja para troca de mensagens (Onde também se faz merchandising dos canais), lugares como o Twitch, que antes era povoado por gamers, pessoas que se divertem jogando e streamando para fãs dos jogos de videogame online, e que hoje também é usado até mesmo por gigantes da tecnologia como a Amazon para transmitir cursos e mostrar novas tecnologias da AWS.

Canal da Amazon AWS no Twitch.tv

A internet também atualizou a voz de quem praticava os meios tradicionais. Jornalistas, radialistas, fotógrafos profissionais, também exerceram suas migrações, muitas vezes tímidas pelo medo do novo. Nasceram os blogs, os portais de comunicação, os fotologs da vida.

A comunicação Digital não é novidade na Paraíba. Em 2001, o jornalista pioneiro Walter Santos já surfava nas ondas da Web com o portal WSCOM. Tido como o provocador dessa transformação, diversos outros profissionais da área tem nesse veículo o espelho em que se quer ser refletido. Hoje, com um design atual, o WSCOM, assim como outros portais antigos e ainda em grande circulação, continuam em plena mudança, empurrados pelo crescimento e velocidade das tecnologias.

Portal WSCOM em 18 de Janeiro de 2001

 

Portal WSCOM em 24 de Maio de 2022

Era 2015, um grupo de sete pessoas iniciava um movimento em prol daqueles que mudaram e continuariam mudando o meio de informar na Paraíba. Chegava a hora de tentar de alguma forma organizar essa “parafernalha” toda em que se tornou a Internet. Idéias não faltavam. Pessoas interessadas em mudar? Sim! Naquela época muitos tiveram – alguns com razão e outros com desconfiança – receio de que fosse apenas uma idéia segregadora, militarizadora, manipuladora. Afinal, era algo desconhecido. A internet, por mais que fosse algo não tão novo, ainda estava engatinhando para os meios digitais no Estado. Muito se criticou, pouco se entendeu.

Agora, após mudanças, e 7 anos depois, reformulações, novas idéias e senso de cooperação, a AMIDI vem com novas propostas para crescer a associação junto daqueles que tem vontade de união, de força e de trabalho.

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas” – Sun Tzu.

Em 23 de Maio, a Diretoria da AMIDI, na pessoa do seu Presidente Heron Cid e do seu Vice Precidente Fábio Targino, resolveu dar o primeiro passo nessa nova etapa. Convocou inúmeros profissionais do jornalismo digital para uma reunião com o propósito de explicar as motivações pelas quais a associação precisa do apoio de todos para funcionar.

Grandes nomes pioneiros como Walter Santos, Gutemberg Cardoso, Wellington de Farias, Fernando Caldeira, Fred Menezes, Vavá, Lenilson Guedes, bem como o atual Presidente da API, Marcos Weric e outros da nova geração de jornalistas e blogueiros estiveram presentes em uma discussão fértil, com mais de duas horas de duração, mais de 40 participantes, e que ficou provado o que deve-se fazer:

É Preciso vencer o preconceito, a desconfiança e a desunião. Juntos e organizados somos mais fortes!

Reunião online da AMIDI para filiação de novos participantes

E é com essa imagem acima que termino esse pequeno recado sobre essa oportunidade que nos chega: Afilie-se, ajude, combata o bom combate, critique construtivamente, dê seu voto de confiança e trabalhe para a melhoria coletiva e não individual.

 

Mais informações:

ASSOCIACAO DE MIDIA DIGITAL – AMIDI

https://www.facebook.com/amidionline

 


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe