Categorias: Paraíba

Daniella Ribeiro lidera a Primeira Secretaria do Senado: cargo inédito para mulheres

PUBLICIDADE

Pela primeira vez em 200 anos de história, o Senado Federal tem uma mulher ocupando a Primeira Secretaria da Mesa Diretora — e essa mulher é nordestina. A senadora paraibana Daniella Ribeiro assumiu o cargo, tradicionalmente reservado a homens, e passou a ser responsável pela gestão administrativa da Casa, coordenando um dos maiores orçamentos do país e cuidando de milhares de servidores. “É como se eu fosse a prefeita do Senado”, definiu.

Em entrevista à TV Senado, Daniella destacou a importância simbólica e prática dessa conquista. Para ela, ocupar esse espaço representa um avanço significativo para a representatividade feminina na política, especialmente para mulheres do Nordeste. “Historicamente, esse lugar não era ocupado por mulheres. É um desafio, mas também um sinal de mudança que precisa ser ampliado”, afirmou.

A senadora reforça que a participação feminina na política ainda é muito limitada e que é necessário investir em educação e formação política para mudar esse cenário. Ela reconhece as conquistas recentes — como o aumento das vagas para mulheres e o financiamento específico nos partidos —, mas faz questão de lembrar que o caminho ainda é longo. “As mulheres já fazem política no dia a dia, cuidando da família e da comunidade. Falta transformar isso em ocupação de espaços de decisão”, argumenta.

Com uma trajetória que começou na Câmara Municipal de Campina Grande, Daniella Ribeiro se orgulha de ter usado cada etapa de sua vida pública para estimular outras mulheres a participarem da política. E agora, no Senado, ela segue nesse propósito, colocando como prioridade o combate à violência contra a mulher.

Daniella reforça o papel do Observatório da Mulher e do Instituto DataSenado na elaboração de políticas públicas baseadas em dados e evidências. Ela destaca o programa “Antes que Aconteça”, que atua na prevenção da violência doméstica, com ações de conscientização, capacitação de professores para identificar sinais de abuso em crianças, e fomento ao empreendedorismo e uso da tecnologia como ferramentas de proteção e autonomia feminina.

A senadora defende uma atuação integrada com a Defensoria Pública e demais órgãos de proteção, e critica a politização da violência de gênero: “Esse é um problema de toda a sociedade. As mulheres com medida protetiva não estão sendo protegidas. Precisamos criar um sistema eficaz”.

Daniella também relatou sua experiência na Comissão de Orçamento, onde, segundo ela, precisou se impor para garantir recursos destinados às políticas para as mulheres. A senadora defende que o orçamento público deve ter a sensibilidade necessária para atender demandas específicas, como exames de mamografia e redes de apoio às vítimas de violência doméstica.

Para a senadora paraibana, o combate à violência precisa ser feito de forma estruturada, envolvendo educação, saúde e segurança. E mais do que tudo, é preciso que as mulheres conheçam o ciclo da violência para saberem identificar quando precisam de ajuda.

“Não estamos falando só da mulher que sofre, mas de toda uma célula familiar afetada. A mulher que se conscientiza do que está vivendo, busca ajuda. E é esse o nosso papel: garantir que ela encontre acolhimento e proteção”, concluiu.

Veja:

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PT da Paraíba confirma apoio a Veneziano e João Azevêdo para disputa ao Senado em 2026: “Alinhados com a direção nacional”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…

23 de janeiro de 2026

Polícia Militar salva recém-nascida de engasgamento no interior da Paraíba

Na noite desta quinta-feira (22), uma ação rápida da Polícia Militar da Paraíba resultou no…

23 de janeiro de 2026

Ex-vice-prefeito de CG, Ronaldo Cunha Lima Filho, passa por cateterismo em João Pessoa

O ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, foi submetido a um cateterismo nesta…

23 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Familiares denunciam possível troca de corpos durante velório na cidade de Santa Rita

Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…

23 de janeiro de 2026

Jovem de 22 anos é morta a tiros dentro de residência no Alto do Mateus, em JP

Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na noite dessa quinta-feira (22), dentro…

23 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta João Pessoa como a segunda capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2025

Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464