Categorias: EconomiaParaíba

Criatividade também é negócio: histórias que ganham força no Salão do Artesanato Paraibano

Os dias têm começado cedo para Paula e Tyago, ou terminado tarde. Na verdade a noção de tempo e os horários convencionais de trabalho da maioria dos trabalhadores não têm se aplicado a eles ultimamente. É que falta apenas três dias para começar mais uma edição de um dos maiores desafios e que também é para eles uma das maiores oportunidades do ano: a participação no Salão do Artesanato Paraibano.

A cena não é isolada e se repete em dezenas de ateliês, oficinas e pequenas lojas espalhadas pela Paraíba. Mas, na história deles, há uma camada a mais de superação. Os dois são casados, parceiros de vida e de negócio e o retrato da resiliência que move boa parte dos empreendedores da economia criativa.

“Começamos sem saber direito para onde ir. Eu fazia personalizados para festas e Tyago estava em mais um emprego CLT quando por questões de saúde ele teve que deixar o emprego, foi aí que pensamos que se é pra recomeçar, que seja do nosso jeito, construindo algo nosso”, disse Paula.

Este começo segundo ela não foi fácil. Até que quase por acaso surgiu a primeira oportunidade de participar de uma feira criativa, indicada por um amigo. E foi ali que tudo começou a fazer sentido. De lá pra cá, os eventos se tornaram a principal vitrine e fonte de renda do casal e os produtos com identidade regional tomaram conta das prateleiras. Canecas, azulejos, mousepads, cadernos e bloquinhos, tudo personalizado na pequena loja que os dois mantêm no bairro de Mangabeira em João Pessoa e que além de estampas, carregam consigo a identidade e a alma do Nordeste.

Mas é no Salão do Artesanato Paraibano que os sonhos ganham outra proporção. O evento, realização do Governo do Estado e co-realização do Sebrae-PB, acontece anualmente em João Pessoa no mês de janeiro e durante o mês de São João em Campina Grande.

Para o casal o Salão não é apenas uma feira, para eles, assim como para muitos outros trabalhadores da economia criativa da Paraíba, é um divisor de águas no faturamento, na visibilidade e porque não dizer na consolidação da marca.

Paula e Tyago no estande do Armazém Criativo no 37º Salão do Artesanato Paraibano – Foto: Arquivo Pessoal

Participar não é simples, principalmente para a categoria na qual o negócio do casal se encaixa, a de Habilidades Manuais. É preciso passar por edital, curadoria e seleção e a cada nova edição, a ansiedade toma conta.

“O coração só acalma quando a gente vê nosso nome na lista dos selecionados. E aí começa a correria boa de produção, organização e planejamento”, conta Tyago.

Foi também através do Salão do Artesanato Paraibano que Tyago teve acesso a linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado exclusivamente para os expositores do evento, através do Empreender PB. O recurso foi investido na qualificação do negócio, em cursos, equipamentos e melhorias que permitiram elevar o padrão dos produtos e dos processos.

Produção de azulejos personalizados no ateliê de Paula e Tyago – Foto: Arquivo Pessoal
O voo do empreendedorismo

A trajetória de Diego Oliveira no empreendedorismo começou de outra maneira, mas também é feita de recomeços e coragem. Ele começou a empreender em 2016 no ramo de produtos personalizados e criativos depois de sair de um emprego em uma companhia aérea e passar pelo ramo de produção de eventos, mas foi na economia criativa que encontrou sua vocação e fonte de renda.

“No começo é tudo muito difícil, você tem que primeiro entender sobre o negócio que quer criar, entender sobre mercado, concorrência, finanças, mas eu fui atrás, busquei ajuda, fiz cursos no Sebrae e entre erros e acertos tudo começou a fazer mais sentido”, relembra.

Assim como Paula e Tyago, ele também participa do Salão do Artesanato Paraibano e leva seus azulejos, canecas entre outros produtos com uma pegada moderna, divertida e colorida para cada nova edição do evento e tem conquistado mais e mais clientes.

“Quando sai o resultado é uma emoção pois sabemos que dali vem muito mais do que vendas, do que dinheiro, vem reconhecimento, conexão com outros empreendedores e clientes da Paraíba mas também de outros estados, até países. É uma grande oportunidade de expandir, fazer parcerias e ser visto”, pontuou.

Diego com o certificado de participação da HM Store no 39º Salão do Artesanato, em João Pessoa – Foto: Arquivo Pessoal
Sebrae e Governo da Paraíba: parceria que fortalece o setor artesanal e impulsiona a economia criativa

O sucesso do Salão do Artesanato Paraibano não seria possível sem a união de forças. O evento é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Sebrae-PB, que juntos trabalham para fortalecer o setor artesanal e impulsionar a economia criativa no estado.

O Sebrae-PB tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte técnico, consultorias e capacitações que ajudam os artesãos e pequenos empreendedores. Além disso, contribui ativamente na organização e promoção como co-realizador, consolidando o evento como uma das maiores vitrines de negócios e de valorização da cultura paraibana.

Evento que gera renda e espalha cultura

Realizado há 20 anos com duas edições nas maiores cidades da Paraíba, mais do que uma feira, o Salão do Artesanato é um motor econômico e cultural. Só na edição de janeiro de 2025 realizada em João Pessoa o evento movimentou mais de R$ 4 milhões em vendas diretas, além de contratos fechados, encomendas e parcerias que seguem gerando receita muito depois que as luzes do pavilhão se apagam.

São cerca de 500 artistas, cooperativas e associações produtoras a cada edição, milhares de peças vendidas e incontáveis histórias de transformação. Para muitos, o faturamento do evento representa até 60% da receita anual, número significativo na vida de quem vive do empreendedorismo.

Mas o impacto vai além da renda. O Salão fortalece a identidade cultural, fomenta o turismo e coloca a Paraíba na rota dos grandes eventos de economia criativa do Brasil.

“Precisamos divulgar nossas tradições e valorizar o fazer artesanal, empregando materiais da região, e demonstrando o quanto é importante consumir o artesanato local. O Sebrae está sempre incorporando as parcerias já firmadas a este importante evento de negócios, como a Cagepa e o programa Empreender PB, entre outros novos agentes, como as organizações financeiras” frisou o gestor do projeto de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira ao divulgar a 40ª edição do evento que ocorre de 11 a 29 de junho em Campina Grande.

Economia criativa: o futuro que já acontece

O que une as histórias de Paula, Tyago e Diego e a de tantos outros artesãos e pequenos empreendedores é a certeza de que a economia criativa é hoje uma das maiores forças do pequeno negócio.

Segundo levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria, núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia criativa representava 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023.

E na Paraíba não é diferente. Unindo tradição e inovação, a economia criativa paraibana segue avançando com força e propósito. Histórias como as de Paula, Tyago e Diego não apenas mostram o impacto de políticas públicas bem articuladas, como provam que empreender com identidade é também uma forma de transformar o futuro.

“Se hoje conseguimos viver do que amamos e ainda espalhar a cultura e potencial da Paraíba é porque alguém acreditou que a criatividade também é negócio”, concluiu Diego.

Thatiane Sonally
PB Agora

Últimas notícias

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro em Brasília

Ao menos quatro pessoas permanecem internadas em observação no Hospital de Base do Distrito Federal…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Fundação Campeões do Amanhã segue com inscrições abertas para três modalidades

Das oito modalidades oferecidas gratuitamente pela Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa,…

26 de janeiro de 2026