Categorias: Paraíba

Corpo de Bombeiros recebe filhote de Labrador para o Canil da Corporação

 O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), mais um filhote da raça Labrador Retriever para compor a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil), subordinada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

 

Segundo o adestrador do Canil, tenente Edson Ferraz, o trabalho de treinamento com o novo filhote começa imediatamente com a fase de socialização, que consiste no conhecimento dos ambientes, das pessoas e de outros animais. “Nessa fase, apresentamos ao animal situações que ele irá vivenciar na fase adulta. O tempo de preparação para que o filhote esteja totalmente adestrado é, em média, um ano e meio e, nesse período, será analisado o perfil do animal para definir a área que ele será destinado dentro da atuação da corporação”, explicou.

 

Ainda de acordo com o tenente, a cadela poderá ser utilizada para ajudar a encontrar pessoas perdidas em matas ou florestas, além de vítimas de soterramento (em situações de desabamento de prédios ou deslizamento de barreiras), assim como salvamento aquático (resgate de banhistas) e a busca de cadáveres em águas. A cadela, que tem 82 dias de vida, foi doada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.

 

Fases do treinamento – De forma geral, o treinamento de cães é dividido em três etapas: básico, intermediário e avançado. Na primeira fase, além da socialização, é trabalhada a obediência, os comandos para manter o controle do cão e, em seguida, são iniciados os treinamentos mais específicos.

 

Atualmente, os Bombeiros já contam com dois labradores, que estão em estágio avançado de adestramento para realizar o resgate de vítimas perdidas em matas ou soterradas.

 

O filhote – A cadela recém-chegada é a quarta geração dos cães de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e é fruto do cruzamento entre a cadela Malu e o cão Ice. O casal de animais possui, respectivamente, 4 e 6 certificações internacionais. Essas certificações, renovadas anualmente, consistem em testes realizados após o cão terminar o treinamento e avaliam o conhecimento dele.

 

O Canil – A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães faz parte da estrutura do Batalhão de Busca e Salvamento, sediado no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. No entanto, por questões de espaço para treinamento, o Canil foi instalado no Quartel do Comando Geral e poderá atender ocorrências em todo o Estado. Atualmente, são quatro adestradores especializados para trabalhar com os cães.

Redação

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026