A Paraíba o tempo todo  |

Corpo de Bombeiros realiza simulação de retirada de vítima presa em ferragens

Acontece às 15h desta quarta-feira (29) uma simulação de retirada de vítima presa em ferragens, após um acidente de trânsito. A ação faz parte do Curso Internacional de Resgate Veicular e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), que está sendo realizado, desde segunda (27), pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A qualificação ocorre no Quartel do Comando Geral, no bairro de Marés, na Capital, e conta com um corpo docente formado por bombeiros militares de São Paulo.

 

O objetivo do curso é apresentar as novas tecnologias e equipamentos utilizados nesse tipo de ocorrência, bem como formar multiplicadores dos processos de ensino e aprendizagem das referidas técnicas.

 

Entre as disciplinas que estão sendo ministradas estão: conceitos básicos, segurança, anatomia veicular, ferramentas e equipamentos automotivos, estabilização, técnicas de desencarceramento, táticas de desencarceramento, escoras e escoramento. No total, 32 militares participam da qualificação, incluindo bombeiros de outros Estados, como Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Pernambuco.

 

“Ao longo do curso, os alunos têm contato com as técnicas mais atualizadas no que tange a retirada de vítimas presas em ferragens, em acidentes de trânsito, bem como o resgate de vítimas que estão sob escombros de edificações colapsadas”, comentou o tenente Leandro Viana da Hora, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da São Paulo e instrutor do Brec.

 

Segundo ele, a qualificação tem duração de uma semana, na qual os alunos utilizam os novos equipamentos da empresa holandesa Holmatro, referência mundial em materiais de salvamento. A equipe de instrutores também é formada pelo sargento Alexandre Pedreira e pelo representante da Holmatro no Brasil, Edward Gontijo Filho.

 



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe