Categorias: Paraíba

Corpo de Bombeiros lança projeto para crianças carentes

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba lançou, na manhã desta terça-feira (27), mais uma etapa do Projeto Bombeiro Mirim, que visa combater e diminuir a violência, estimulando o exercício da cidadania das crianças nas comunidades carentes de João Pessoa, com idades entre 9 e 11 anos.

A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança e Defesa Social, Cáudio Lima, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, além dos coordenadores do Projeto, major Donelson Lira e 2º tenente Conceição de Maria da Silva Alves.

Esta etapa consiste na capacitação de professores e monitores do Projeto Bombeiro Mirim, para a qual foi firmada parceria com a Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep). Eles serão treinados para utilizarem uma linguagem mais técnica, estudando as causas da violência e o comportamento no desvio de conduta.

Três cursos fazem parte do Módulo I: Abordagem Didática para Crianças e Adolescentes; Abordagem Psicossocial para Crianças e Adolescentes; e Abordagem das Crianças e Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social, incluindo seus Direitos (ECA). As aulas serão ministradas até a sexta-feira (30).

Oportunidade – Maria Lucicleide Vieira da Silva, representante da Associação Comunitária e Mães do Bairro dos Ipês, em João Pessoa , elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros de dar oportunidade às crianças carentes do bairro se envolverem numa atividade que lida diretamente com a prevenção da população.

A estudante Gleice Kely da Silva Silvestre, de 9 anos, estava entusiasmada em poder participar das atividades e fez questão de dizer: “Quando crescer, quero ser bombeira”.

Como funciona – As crianças participantes do Projeto Bombeiro Mirim são indicadas por associações e pelo Conselho Tutelar. Para que possam participar, além da autorização dos pais, é preciso que estejam matriculadas em escolas da rede pública de ensino.

Atualmente, 100 crianças das comunidades localizadas na Ilha do Bispo e Bairro dos Ipês participam do projeto. Durante o curso, as crianças têm aulas de primeiros-socorros, combate a incêndios, prevenção às drogas, acidentes domésticos, cidadania, além de atividades culturais e práticas.

“A atividade do Corpo de Bombeiros tem uma boa aceitação pública. No Brasil, é de 97%. Usamos do encantamento pela profissão para atrair essas crianças, oferecendo ensinamentos voltados para a atividade de bombeiro. Damos à criança um exemplo da profissão para que no futuro ela possa querer segui-la”, explicou o major Donelson Lira.

 

Secom PB

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026