Os vídeos falam sobre transmissão, tratamento e outras informações importantes.

 

Para permitir que todas as pessoas surdas tenham acesso às informações mais aprofundadas sobre o Covid-19, a Coordenação Geral do Curso de Letras- Libras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolveu, especialmente para esse público, uma plataforma com vídeos com o objetivo de ampliar o diálogo com a comunidade surda a respeito do novo Coronavírus.

Os vídeos estão acessíveis para todas as pessoas do país através do site https://coronavirus.ufpi.edu.br/faqs/faqs-em-libras. A plataforma, que funciona respondendo perguntas frequentes, traz dados sobre prevenção, transmissão, tratamento e outras informações importantes sobre a pandemia. 

Por conta do excesso de informações sobre a pandemia, muitas vezes informações imprecisas e até as “fake news”, uma das iniciativas da UFPI foi a criação de um Comitê Gestor de Crise (CGM). A partir desse comitê foi elaborada uma página específica para tirar todas as dúvidas a respeito do funcionamento da instituição e sobre o novo vírus. Em seguida, surgiu a ideia de produzir também uma versão em libras da página, assim, seria possível atender também a comunidade surda.

Segundo os organizadores do projeto, essa é uma ferramenta de utilidade pública essencial, pois em situações como essa, a população surda encontra muita dificuldade para se comunicar, tendo em vista que boa parte dos noticiários e comunicados oficiais não há janelas com intérpretes ou mesmo legendas. 

Dessa forma a plataforma criada pela UFPI busca atender a população surda para que possam se proteger e também evitar a transmissão do novo coronavírus. 

 

*Com informações da Universidade Federal do Piauí

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Gestante com covid-19 morre e bebê não resiste à cesárea, na Paraíba

No último sábado (23), uma gestante de 24 anos morreu vítima de Coronavírus, na Paraíba. A mulher, que era assistente social e morava no bairro de Tibiri, em Santa Rita,…

“O que Moro falou que aconteceu ficou provado”, diz Julian Lemos

O deputado federal Julian Lemos (PSL), desafeto público do filho do presidente Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro, elogiou a entrevista de Sergio Moro exibida ontem, domingo (24) pelo Fantástico, durante…