Categorias: Paraíba

Cooperar garante a construção de 3 mil cisternas

Pedreiros, serventes e agricultores de 19 comunidades de São José dos Ramos, Itabaiana, Gurinhém e Salgado de São Félix serão capacitados, na próxima semana, para construção de cisternas, do tipo tela em alambrado. Os reservatórios são mais resistentes do que os de placas, considerados tradicionais.  A capacitação será coordenada pelo Projeto Cooperar, que já garantiu a construção de mais de três mil cisternas em todo Estado.

 

A tecnologia aplicada para a construção das cisternas foi desenvolvida pela Articulação do Semi-árido (Asa), de Petrolina, em parceria com a Embrapa. A cisterna de tela de alambrado é menos vulnerável à contaminação e mais simples de serem construídas. “Elas também são mais seguras. No Haiti, onde existem os dois tipos de cisterna, a de tela de alambrado ficou intacta quando houve o último terremoto. As de placa foram destruídas”, compara o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

 

Segundo ele, o consultor que coordenou a introdução das cisternas de alambrado no Haiti é o mesmo que está disponibilizando ao Governo da Paraiba, por meio do Cooperar, este tipo de tecnologia. Trata-se do paraibano Aderaldo Souza. “Para cada cisterna, com capacidade para 16 mil litros de água, o Cooperar libera R$2,6 mil, uma melhoria para a segurança hídrica das famílias rurais, neste momento de emergência por causa da estiagem”, completa o gestor.

 

No assentamento Nova Conquista, em São José dos Ramos, 78 famílias serão beneficiadas com a construção das cisternas. Uma delas é a de Robson Moreira de Oliveira, que mora com 13 pessoas. “Nós só temos quatro cisternas de placas para toda comunidade e a construção dessas de alambrado gera boas expectativas. Tem gente que pensa até em agricultura de subsistência nas áreas próximas às novas cisternas”, disse.

 

Até agora, o Projeto Cooperar já liberou recursos para a construção de mais de três mil cisternas do tipo tela de alambrado, beneficiando cerca de 100 comunidades. Elas estão comprando o material, por licitação pública monitorada pelo Cooperar, e agora vão participar de treinamento para a execução das obras. São aproximadamente R$8 milhões garantidos para a construção das cisternas em todo o Estado.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026