Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
A conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no X, antigo Twitter, foi desativada na manhã desta sexta-feira (21). Ainda não há confirmação se a remoção foi voluntária ou se partiu da própria plataforma, de propriedade do bilionário Elon Musk.
Moraes e Musk têm um histórico de embates públicos, com o empresário acusando o ministro de praticar censura no Brasil. No ano passado, Moraes chegou a determinar a suspensão temporária do X no país, alegando que a empresa descumpriu ordens judiciais e tentou evitar a regulamentação brasileira, especialmente durante as eleições municipais de 2024.
A desativação do perfil do ministro acontece poucos dias após ele se tornar alvo de uma ação judicial nos Estados Unidos. A Trump Media, empresa ligada ao ex-presidente americano Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble ingressaram com um processo contra Moraes, acusando-o de violar a soberania americana ao ordenar a suspensão de contas no X, incluindo a do blogueiro brasileiro Allan dos Santos, investigado no Brasil por disseminação de desinformação. O caso está sendo analisado por um tribunal federal da Flórida.
A Rumble, que se posiciona como uma alternativa ao YouTube, também tem sido alvo de decisões do STF para remoção de conteúdo. Como a empresa não tem representação legal no Brasil, Moraes determinou que ela indique um representante no país dentro de 48 horas, sob risco de ser banida do território nacional.
PB Agora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será exaltado na Sapucaí no Carnaval de 2026.…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet, usou seu perfil numa rede social para explicar…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cônia Lima, comentou, em entrevista ao jornalista Luis Torres,…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (12), pela improcedência…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações contra a escola de samba fluminense Acadêmicos…
O ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu…