Categorias: Paraíba

Construção civil e clubes de futebol reduzem o número de alojamentos em canteiros

PUBLICIDADE

A tragédia que matou dez atletas da base do time do Flamengo e deixou três feridos no Centro de Treinamento no Ninho do Urubu, na madrugada da última sexta-feira (8), trouxe à tona os riscos dos alojamentos inadequados, principalmente na estrutura de empresas de vários segmentos como construção civil, fábricas, mineradoras e clubes de futebol que, muitas vezes, oferecem condições desfavoráveis ao funcionamento.

 

Na Paraíba, 874 processos estão sendo investigados na área de meio ambiente de trabalho, sendo a área da construção civil uma das mais vulneráveis a acidentes trabalhistas. Assim, uma das funções do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) é investigar e acompanhar violações e irregularidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador.

 

Isso inclui condições de trabalho e medidas de proteção, instalações, condições sanitárias e conforto no local de trabalho. Construir alojamentos em canteiro de obras na área de construção civil era uma prática muito comum, pois muitos trabalhadores vinham do interior e as empresas não ofereciam o suporte necessário.

 

Devido às exigências e atuação do MPT-PB, o número de empresas que mantém alojamentos nas construções diminuiu. O canteiro de obras é baseado na Norma Reguladora 18, que regulariza os requisitos baseado no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), entre eles, a área de vivência como refeitório, mictório, instalações sanitárias, alojamentos, vestiário, área de lazer.

 

A imprensa paraibana detectou recentemente dois canteiros de obras no bairro Jardim Oceania e um alojamento de clube de futebol. O primeiro local visitado foi um canteiro de obras na Avenida Fernando Luís Henrique dos Santos, que não tem dormitório, apenas a estrutura de suporte como banheiros, vestiário e cozinha.

 

O alojamento da empresa, que abriga 38 trabalhadores, é uma residência que fica situada na Rua Olívio Porto. O segundo local visitado foi a construção da Rua Norberto de Castro Nogueira, também no Jardim Oceania.

 

Como tem uma residência nas redondezas da construção, a empresa Enger/ Conserpa aloja os trabalhadores nas condições baseadas na NR 18. O técnico de Segurança do Trabalho, Everaldo Batista, esclarece que manter um alojamento em canteiro de obra não é vantajoso, tanto pelo risco trabalhista que oferece quanto pela logística. “Na residência as instalações são seguras, fazemos dimensionamento com extintores e as demais regras da NR18. Realizamos também capacitação para o cozinheiro e auxiliar de limpeza, a fim de proporcionar uma maior segurança para o trabalhador da construção civil. No alojamento dentro do canteiro de obra existe uma logística maior, a higiene também não é tão criteriosa, até pra desmontar a estrutura corremos muito mais risco. Na casa temos refeitório, instalações sanitárias, cozinha e dormitório”, disse. De acordo com o engenheiro civil Adriano Caxias, a empresa Massai prioriza contratar trabalhadores da construção que residem nas redondezas, oferecendo o vale-transporte e os demais direitos.

 

“Há 15 anos a prática de abrigar trabalhadores nos canteiros de obra era mais comum porque vinha muita gente do interior. É preferível tomar as medidas preventivas e pagar vale-transporte a colocar o trabalhador e a empresa em risco como aconteceu com o alojamento do Flamengo”, destacou.

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM CABEDELO: juíza não descarta pedido de tropas federais para garantir a segurança do pleito

A juíza eleitoral Thana Carneiro Rodrigues afirmou nesta quinta-feira (22) que não descarta solicitar novamente…

22 de janeiro de 2026

PT da PB condiciona apoio a alinhamento programático com a sigla: “A gente quer ver expresso num programa de governo”

A presidente estadual do PT e deputada estadual, Cida Ramos, afirmou na noite desta quarta-feira…

22 de janeiro de 2026

117 cidades da Paraíba estão sob alerta do Inmet por clima extremamente seco

O clima extremamente seco continua a preocupar moradores do interior da Paraíba desde o final…

22 de janeiro de 2026

Polícia Civil prende dois suspeitos de estelionato praticado contra idosa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Pedras de Fogo, realizou, nessa…

22 de janeiro de 2026

Prefeitura esclarece que câmeras do ‘Smart City’ não aplicam multas de trânsito

As câmeras instaladas por meio do projeto Smart City não têm a função de aplicar…

22 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto se une à caminhada em defesa de Bolsonaro e presos pelos atos de 8/01

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) se uniu nessa quarta-feira (21), à caminhada convocada…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464